Voltar um nível
PROGRAMAÇÃO

Fundação Cultural
.....TCA (teatro)
.....Sala do Coro (teatro)
.....Concha Acústica (música)

.....Walter da Silveira (cinema)
.....Alexandre Robatto (vídeo)
.....Espaço Xisto (teatro)
.....Galeria Pierre Verger

..Casa de Música
..Centros de Cultura do Interior

.....Lavagem

Fundação Pedro Calmon

Pelourinho Dia & Noite

Carnaval

Cursos e Oficinas

Dança

Eventos

Exposições

Festas

Música

Teatro

Endereços

Início > Programação > Agenda Cultural Fevereiro de 2007> Fundação Cultural

LAVAGEM

Márcia Short foi escolhida Rainha da XVII Lavagem dos Funcionários da Fundação Cultural


A cantora Márcia Short foi escolhida para ser a Rainha da XVII Lavagem dos Funcionários da Fundação Cultural do Estado da Bahia, que este ano acontece no dia 14 de fevereiro. Falta apenas a confirmação do Rei, mas a diversão já está garantida!

A festa revive muito dos antigos carnavais, com marchinhas, orquestra e desfile de carro alegórico. Tudo começa com um cortejo, com participação de baianas do Sesc e Orquestra do Maestro Reginaldo de Xangô, que sai às 15:00h da sede da Fundação Cultural do Estado, na Rua Chile, e segue até a Praça Pedro Archanjo, no Pelourinho. Lá, há a coroação do Rei e da Rainha, além de show com o cantor Aloísio Menezes e convidados.

A primeira Lavagem foi realizada em 1989 e nasceu de um protesto dos funcionários da Fundação Cultural do Estado sobre questões salariais. Não houve coroação de Rei e Rainha. Na época a Fundação Cultural funcionava no prédio da Biblioteca Pública, no bairro dos Barris. Três anos depois, quando a Fundação Cultural já tinha instalado a sua sede no Palácio Rio Branco, no centro da cidade e com entrada pela Rua Chile, foi retomada a idéia da Lavagem, não mais como protesto e sim como um grande grito pré-carnavalesco de seus funcionários. Foi a partir daí que se passou a eleger Reis e Rainhas.

“No início, nós fazíamos uma pesquisa entre os funcionários da Fundação Cultural para saber quem eles gostariam que fossem eleitos, mas de 1995 para cá passamos a homenagear artistas baianos com destaque na mídia nacional”, explica Jorge Raimundo Vasconcelos de Oliveira, membro da comissão organizadora do evento. A exceção, diz Jorge Raimundo, ocorreu em 2003 quando foram convidados a cantora Márcia Freire e Bel, do Chiclete com Banana, que não puderam atender ao pedido em função da agenda comprometida com shows. “Tentamos ainda Durval Lélis, da Banda Asa de Águia, mas ele também já tinha compromissos assumidos anteriormente. Assim criou-se um impasse”, disse Jorge Raimundo. “Foi quando lemos no jornal que Toni Garrido, do grupo Cidade Negra, e Elba Ramalho viriam passar o carnaval em Salvador, a convite de Flora Gil, produtora e mulher do Ministro da Cultura Gilberto Gil. Fizemos o convite e eles aceitaram ser Rei e Rainha da XIII Lavagem dos Funcionários da Fundação Cultural do Estado”, conclui Jorge Raimundo.


Cronologia – Reis e Rainhas
2006Jauperi e Pierre Onassis e Margareth Menezes
2005Frank Menezes e Claudia Leitte, do Babado Novo
2004Tatau, do Ara Ketu, e Carla Cristina, de As Meninas
2003Tony Garrido, do grupo Cidade Negra, e Elba Ramalho
2002Xanddy, do Harmonia do Samba, e Emanuelle Araújo, então cantora da Banda Eva
2001 Dino Brasil e Gilmelândia
2000Armandinho Macedo e Carla Perez
1999 – Luiz Caldas e Ivete Sangalo
1998Marcio Melo e Baby do Brasil
1997Fernando Guerreiro e Daniela Mercury
1996Tonho Matéria e Regina Dourado
1995Carlinhos Brown e Lícia Fábio
1994Nilson Mendes e Rosa Mendes
1993Tati Moreno e Aninha Franco
1992Geraldo Machado e Elyete Magalhães
1989 – Não houve Rei e Rainha

Início
   
Programação
Secretaria de Cultura
Fundação Cultural do Estado da Bahia
Praça Tomé de Souza, Palácio Rio Branco - Salvador - Bahia
CEP 40.020-010 Telefone: 3103-4000