Notícias

11/04/2017 15:50

Artistas fazem ensaio no Liceu

Artistas fazem ensaio no Liceu
Programação do mês de abril inclui roda de conversa, ensaios de teatro e dança

Os ensaios do espetáculo Subaé, cortejo que desfilará pelas ruas e pontes de Santo Amaro, o humor do espetáculo de dança: Permita-me. Nos dias 17 de abril e 15 de maio, acontece as Rodas de Conversa com a doutora Vanda Machado e o cantor e compositor Mateus Aleluia, e o Curso de Canto e Dança dos Orixás em Língua Yorubá são os espetáculos que estão ocupando o auditório do Liceu/Funceb neste mês de abril. O espaço foi disponibilizado gratuitamente para ensaios e abriga artistas e coletivos artísticos cênicos de vários gêneros, antes de levarem suas propostas para apresentação ao público.

O Auditório é disponibilizado gratuitamente aos proponentes pela Fundação Cultural do Estado da Bahia, que com isso pretende incentivar a reocupação de espaços públicos, garantindo a quem atua no segmento cênico uma estrutura básica para desenvolver suas atividades. Os interessados em ensaiar no auditório devem apresentar solicitação em formulário próprio disponível na sede da FUNCEB e no link: http://goo.gl/fECflf.

Programação dos ensaios

Durante todo o mês de abril, as terças e quintas, das 19h às 22h, o espetáculo Subaé, faz seus ensaios. O objetivo do cortejo é falar sobre a cidade na cidade, com os temas principais: relação tradicional/contemporâneo, samba de roda, memória, fluxo da água (contaminação, lama), simbologia afro-descendente. Às terças, das 19h às 22h, acontece a montagem do espetáculo de dança "Permita-me", após um período com o percurso interrompido, em maio de 2016, o grupo voltou a se reunir para montar o espetáculo, que tem os três princípios da palhaçaria contemporânea: permita-se, divirta-se e arrisque-se, o espetáculo acontece dia 11 de abril.

No dia 17 de abril, acontece uma das rodas de conversa sobre o projeto "Áfricas na Gente - festival de músicas nas escolas" com a doutora Vanda Machado, esse momento de reflexão e formação tem como objetivo planejar e fortalecer as futuras ações do projeto nas escolas de Cajazeiras. Já no dia 15 de maio acontece o lançamento oficial do projeto: "Áfricas na Gente - Festival de Música nas Escolas" e roda de conversa com Ebomi Cici e Mateus Aleluia, esse momento tem como objetivo celebrar a contribuição dos povos negros na formação artística e cultural do povo brasileiro e apresentar para o público o projeto.

Solicitação para uso

Todas as solicitações devem ser encaminhadas ao setor de Recursos Humanos da FUNCEB presencialmente, por meio postal ou pelo e-mail: lucia.andrade@funceb.ba.gov.br. Devem ser encaminhadas com, no mínimo, 5 dias úteis de antecedência da data prevista para início das atividades. O período de utilização do espaço será de, no máximo, quatro semanas consecutivas, em dias corridos, ou 30 dias em datas alternadas. A cessão de uso dependerá da disponibilidade do espaço nas datas e horários solicitados.

Esse processo segue a linha do programa de ocupação criativa de imóveis do Pelourinho, que está sendo desenvolvido pela FUNCEB em parceria com o IPAC, Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia. A FUNCEB e o IPAC são entidades vinculadas à Secretaria de Cultura do estão da Bahia (SecultBA).

Arquivo anexado:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.