Notícias

04/08/2017 16:10

Funceb celebra as artes na Flipelô

 Homenagem a Jorge Amado inspira programação, que tem curso, palestras, leitura dramática, sarau, apresentação de livros e de coreografias

Homenagem a Jorge Amado inspira programação, que tem curso, palestras, leitura dramática, sarau, apresentação de livros e de coreografias

Em 2017, ano em que a primeira edição da Festa Literária Internacional do Pelourinho – Flipelô - celebra os 30 anos da Fundação Casa de Jorge Amado, a Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) presta sua homenagem ao escritor baiano, realizando uma programação intensa e fazendo adesão ao evento, ocupando espaços como a Casa do Governo na Flipelô, o Centro de Formação em Artes, a Escola de Dança da Funceb e o Terreiro de Jesus. As ações são realizadas pelo CFA e pela Diretoria da Artes (Dirart) da Fundação. Curso, palestras, leitura dramática, sarau, apresentação de livros e coreografias estão entre as atrações, de 8 a 13 de agosto.

“Esta série de eventos marca a presença da Funceb na Festa. Tanto o CFA quanto a Escola de Dança da Funceb estarão presentes, como instituições do Centro Histórico, onde vai ocorrer a Flipelô, e que dialogam com várias linguagens, que cultivam a transversalidade, assim como na obra de Jorge Amado”, considera Fernanda Tourinho, diretora da Fundação. A programação será realizada com destaque para a literatura, mas tendo a música, o teatro, as artes visuais e a dança em sua relação com a proposta da festa literária.

A programação oficial da primeira Festa Literária Internacional do Pelourinho – Flipelô vai acontecer de 9 a 13 de agosto, quarta-feira a domingo, no Centro Histórico de Salvador. A Flipelô é apresentada pelo Ministério da Cultura e Instituto CCR, por meio da Lei Rouanet, e tem apoio da CCR Metrô Bahia, em parceria com o Governo da Bahia. Nesta edição a Flipelô faz homenagem também às escritoras Zélia Gattai e Myriam Fraga.

Programação da Dirart - A Coordenação de Literatura da Diretoria das Artes (Dirart) fará uma ocupação no Salão Principal da Casa 12 (Centro de Culturas Populares e Identitárias - CCPI), onde estará sediada a Casa do Governo na Flipelô. Nesse espaço serão exibidos 20 VTS dos artistas selecionados no Grafias Eletrônicas, projeto desenvolvido pela Funceb em parceria com o Irdeb. Além disso, os participantes da Festa Literária também poderão visualizar o portal do Mapa da Palavra.BA, tendo acesso à produção literária de artistas da Bahia.

Serão expostos e distribuídos livros lançados por meio do Fundo de Cultura - Setorial Literatura; os quatro volumes das revistas CartoGRAFIAS, lançadas em 2016 através do Mapa da Palavra.BA; exemplares dos livros Autores Baianos, lançados em 2013 e 2014. A coordenação ainda vai lançar a segunda oficina do projeto Escritas em Trânsito, com a escritora gaúcha Eliane Marques.

Programação no CFA - O Centro de Formação em Artes (CFA) abre a grade com o curso A Felicidade Clandestina: Ler Clarice como Criança, ministrado por Izabel Gurgel (CE), de 8 a 11 de agosto, das 9h às 12h,. Serão ofertadas 30 vagas. O curso com 12 horas de carga é voltado para professores das escolas de ensino fundamental e alunos e arte educadores de projetos sociais do entorno do Pelourinho.

A doutora em Educação com ênfase em Cultura Afro Brasileira, Vanda Machado, faz encontro com jovens entre 14 e 17 anos, do Curso Preparatório da Escola de Dança da Funceb e de projetos sociais do entorno do Pelourinho, para leitura de seu livro Pele da Cor da Noite, no dia 9 de agosto, às 15 horas. Às 17h o coordenador do Núcleo de Música do CFA, Edu Fagundes, ministra a oficina musical O baiano Dorival, um artista de muitas artes, acompanhado da cantora Lala Carvalho. O evento é voltado para alunos do Laboratório de Música e jovens músicos da Escola Criativa do Olodum, Projeto Axé, Projeto ACASA e Rumpilezzinho.

No dia 10, data de nascimento de Jorge Amado, às 15h, acontece o bate-papo Um dedo de prosa na cena, com o dramaturgo e diretor teatral Gil Vicente Tavares sobre adaptação de textos em prosa para dramaturgia, a partir do livro Do Conto à Cena - reinventando Jorge Amado, organizado pelo próprio dramaturgo, para alunos do Curso de Iniciação Teatral da Funceb e do projeto social CRIA.

Ainda no dia 10, às 17h, no Terreiro de Jesus, acontece o 1° dia do Encontro dos Coletivos de Poesia para apresentação de seus livros, com Grupo Arte Marginal (Pombagem) e Sarau do Paço (Gato Preto). No dia 11, às 17h, também no Terreiro, será realizado o 2° dia Encontro de Coletivos de Poesia para apresentação de seus livros, com Sarau da Onça, Grupo Resistência Poética e Sarau Enegrescência.

No CFA a programação retorna no dia 11 de agosto, às 15h, com a aula de Dilson Midlej sobre o tema Jorge Amado e os artistas visuais da Bahia. Os principais artistas visuais da Bahia nos anos 50/60 e o convívio com o escritor e sua obra: Calasans Neto, Carybé, Mirabeau Sampaio, Sante Scaldaferi, Genaro de Carvalho, Hansen Bahia, Jenner Augusto, Carlos Bastos, Mario Cravo Jr. e Pierre Verger. Para alunos dos cursos de dança, teatro e música da Funceb e dos projetos arteeducativos do entorno do Pelourinho.

Programação Escola de Dança – A Escola de Dança da Funceb, há mais de 20 anos instalada no Centro Histórico, também participa da Flipelô com programação de 11 a 13 de agosto. Na sexta-feira os alunos do Curso Preparatório apresentam Pau de Fita (14h) e Maracatu (15h). Nos dias 12 e 13, sábado e domingo, das 14 às 17h, alunos do Curso de Educação Profissional e dos Cursos Livres apresentam solos da recente mostra TôNaCena bem como coreografias que vêm construindo nas aulas semanais e que no fim do ano apresentam no TCA, encerrando as atividades pedagógicas da Escola.
Ação com FPC - No sábado, dia 12 de agosto, às 15 horas, no Solar São Dâmaso que abriga o Centro de Formação em Artes da Funceb, a Diretoria do Livro e Leitura da Fundação Pedro Calmon, em parceria com a Coordenação de Literatura da Dirart da Funceb, reúne escritores baianos para um encontro com a escritora portuguesa Alexandra Lucas Coelho, que estará em Salvador participando da programação oficial da Flipelô.

Serviço:
Funceb na Flipelô
Centro de Formação em Artes - 8 a 13 de agosto
Escola de Dança da Funceb - 11 a 13 de agosto
Terreiro de Jesus - 10 a 12 de agosto
Dirart na Casa do Governo na Flipelô - de 9 a 13 de agosto



Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.