Notícias

10/08/2017 16:42

BTCA continua turnê de “Lub Dub” no Nordeste do Brasil


 Espetáculo mais recente da companhia faz apresentação no dia 15 em Campina Grande

Espetáculo mais recente do repertório do Balé Teatro Castro Alves (BTCA), “Lub Dub”, que tem tido importante prestígio com o grande público, segue em turnê no Nordeste do Brasil, passando por três estados: Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba. No último final de semana (5 e 6 de agosto), a montagem integrou a 14ª Mostra Brasileira de Dança, em Recife. Agora, tem pauta marcada na 10ª edição do Encontro de Dança, na cidade de Natal, no dia 9 de agosto, e no 42º Festival de Inverno de Campina Grande, no dia 15.

Com criação do dançarino, coreógrafo e compositor sul-coreano Jae Duk Kim, a coreografia é uma intensa alternância de movimentos de tração e estremecimento, dinamismo e relaxamento, ritual e contemporâneo. Dez dançarinos em cena têm a percussão como motivação sonora e física. A estrutura coreográfica se desenvolve pelas características peculiares do coreógrafo: ele oscila do silêncio absoluto à vertigem, em questão de instantes, sempre em estreita relação com a trilha sonora. O próprio Jae Duk Kim assina a trilha, que tem como base instrumentos percussivos das culturas oriental e ocidental, efeitos incidentais, canto e sons ao vivo.

Na capital do Rio Grande do Norte, a apresentação marca a abertura Encontro de Dança, no Teatro Riachuelo. Além disso, o BTCA ministrará o workshop Artes no Corpo, para bailarinos e atores profissionais ou estudantes, nos dias 10 e 11, mediado pelos dançarinos Leandro de Oliveira e Tutto Gomes. Em Campina Grande, “Lub Dub” será encenado no Palco Aberto.

Companhia pública de dança contemporânea fundada em 1981, o BTCA tem direção artística de Antrifo Sanches e é um corpo artístico estável do Teatro Castro Alves (TCA), equipamento da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA).


Foto: Dan Figliuolo
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.