05/10/2017 16:11

Flica teve início com a participação da Funceb

Iniciada nesta quinta, 5, sétima edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira segue até domingo, 8 de outubro

A abertura da Festa Literária Internacional de Cachoeira – Flica 2017 aconteceu na tarde desta quinta-feira, 5 de outubro. A abertura da sétima edição do evento contou com a presença do o governador Rui Costa, acompanhado de secretários e gestores e da família. A secretária de Cultura Arany Santana estava acompanhada por diretores de entidades vinculadas. Renata Dias, diretora da Funceb, participou da programação ao lado de Lia Silveira (Diretora das Artes) e de Karina Rabinovitz (Coordenadora de Literatura).
“Queria agradecer a Deus por esta oportunidade”, iniciou sua fala Rui Costa, com a filha caçula no colo e a mais velha no púlpito. “O meu conceito de estrutura é aquilo que estrutura a alma do ser humano. A nossa existência é estruturada pela cultura. Mesmo com toda a dificuldade que estamos presenciando no Brasil nesse momento, nós estamos conseguindo cumprir nossos compromissos com a cultura”, argumentou, destacando que o governo está demonstrando o que a Bahia tem.
O Prefeito de Cachoeira, Tato Pereira citou o homenageado da edição, Rui Espinheira Filho, e declarou que “hoje a Flica é a festa mais importante de Cachoeira”. Arany Santana saudou presentes e louvou Tom Correia, com “trabalho brilhante como curador e a juventude, com sua presença em massa nesta grande festa”. A programação segue até domingo, 8 de outubro.
Atrações da Funceb - Antes de seguir para a cerimônia de abertura, Renata Dias visitou a Casa Educar para Transformar, onde a Coordenação de Literatura da Diretoria das Artes (Dirart) da Funceb apresenta vídeos do projeto Grafias Eletrônicas, realizado pela Funceb em parceria com o Irdeb. Os vídeos, gravados por 20 autores selecionados por editais, podem ser assistidos até o dia 7, de 9 às 20h.
Também na Casa Educar para Transformar, a Funceb promove uma mesa-redonda com escritores, que irão tratar do tema Residências artísticas: o impacto criativo na vida dos artistas da palavra, no dia 7 de outubro, sábado, das 10 às 12h, na Sala Multiuso da Casa Educar para Transformar.
Sobre a residência artística no Instituto Sacatar, na Ilha de Itaparica, Deisiane Barbosa, Luciany Aparecida, Marielson Carvalho, Tom Correia, Augusto Albuquerque e cinco novos residentes do Sacatar abordarão tópicos como processo criativo, convivência com moradores e outros artistas, modos de produção.

O Edital de Residência Artística para Escritores no Instituto Sacatar 2017 faz parte das ações de divulgação do Edital, que está com inscrições abertas.

Grafias - A Mostra dos vídeos do projeto Grafias Eletrônicas reúne textos gravados pelos seguintes autores(as)/obras: Alex Simões (poema desfacetado), Allan 'DuSanto' Santana (Macumbas Day), Amós Heber (Meu primeiro amor), Ana Mariano (Exílio), Edgar Torres (Hábito Noturno), Clarissa Macedo (Panorama), Cléber Eduão (Carranca), Danielle Andrade (Pássaro), Davi Nunes (cabeça de Eternit).

E, ainda, de: Deisiane Barbosa (Prenúncio), Dênisson Padilha Filho (trecho da novela Eram olhos enfeitados de sol), Denisson Palumbo (Carnamaisvalias), Fernandinho Borges (Vende-se um homem), Flávia Vasconcelos (A cor dos meus olhos), Geraldo Lavigne de Lemos (a minha voz), Goli Guerreiro (trecho do romance Alzira está morta – ficção histórica no mundo negro do Atlântico), Nildão (algo mais), Laura Castro (trecho do romance O armarinho), Rosana Paulo (Ecos de uma louca), Saulo Dourado (Terra Terrível).

Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB
asc.funceb@gmail.com |(71)3324-8565