07/10/2017 13:00

Mesa-redonda na Flica divulgou residência do Instituto Sacatar

A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) participa da 7ª edição da Flica (Festa Literária Internacional de Cachoeira), que acontece na cidade heroica até este domingo (08). Neste sábado (07), pela manhã, na Sala Multiuso da Casa Educar para Transformar, programação paralela a Flica, a Coordenação de Literatura da Diretoria das Artes (Dirart/Funceb), realizou uma bate papo com o tema: “Residências artísticas: o impacto criativo na vida de artistas da palavra” com alguns escritores: Deisiane Barbosa, Luciany Aparecida, Marielson Carvalho, Tom Correia, Renata Dias (Diretora Geral da Funceb), Lia Silveira (Diretora das Artes Dirart), Karina Rabinovitz (Coordenadora de Literatura), ambas da Funceb, além de Augusto Albuquerque (Instituto Sacatar).

De acordo com Renata Dias, Diretora Geral da Funceb, entidade vinculada a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/Ba), que abriu o encontro, a Flica é um evento importante pois viabiliza produções culturais, “ Este é um festival de referência estadual, nacional e a participação da Funceb na Flica através das suas coordenações promove um diálogo com a sociedade para pensar, idealizar e realizar políticas públicas na área cultural, pelas coordenações que trabalham para impulsionar as diversas linguagens que são os componentes da cultura”, avalia Renata.

Durante o encontro houve apresentação dos novos residentes do Instituto Sacatar, que é a primeira residência internacional para artistas estabelecida no Brasil e uma das maiores da América Latina, que propicia o espaço e o tempo livre para que sejam desenvolvidos novos trabalhos e projetos. Ao longo do bate papo, os escritores elogiaram a estrutura do espaço Sacatar e se mostraram muito grato ao acolhimento de todos da casa e destacaram o lugar paradisíaco à beira mar, onde fica o Sacatar, local que serve para inspiração de muitos artistas para o desenvolvimento da escrita.

A Funceb pelo quarto ano consecutivo firmou parceria com o Instituo Sacatar quando lançou o Edital de Residência Artística para Escritores no Instituto, no último dia 29 de setembro. Os interessados podem fazer suas inscrições até o dia 12 de novembro de 2017 preenchendo formulário disponível no site da Funceb e enviar para o e-mail: literatura.funceb@gmail.com, com o assunto INSCRIÇÃO – RESIDÊNCIA SACATAR. Informações completas no Edital (https://goo.gl/Jg2xyD).

Sobre o Sacatar - Iniciado em 2001, o Instituto Sacatar (www.sacatar.org), localizado na Ilha de Itaparica, é a primeira residência internacional para artistas estabelecida no Brasil e uma das maiores da América Latina, propiciando o espaço e o tempo livre para que sejam desenvolvidos novos trabalhos e projetos. Entre as metas, estão: oferecer um lugar onde artistas possam conviver e criar; facilitar a interação e a colaboração dos artistas com a comunidade; aumentar a visibilidade e o impacto cultural da cidade e da nação; e estimular a arte e a criação.

Grafias Eletrônicas: Além disso, faz parte da programação da Funceb na Flica, a exibição dos vídeos do Projeto Grafias Eletrônicas, um conjunto de 20 vídeos, que está sendo divulgado durante a festa que é resultado de uma parceria entre a Funceb e o Irdeb, que criou um espaço contemporâneo para a difusão dos artistas da palavra e da literatura baiana, através do diálogo com o audiovisual. Os filmes foram gravados por artistas da palavra da Bahia, com suas obras. A mostra acontece até às 20h, na Casa Educar para Transformar.

A Mostra dos vídeos do projeto Grafias Eletrônicas reúne textos gravados pelos seguintes autores(as)/obras: Alex Simões (poema desfacetado), Allan 'DuSanto' Santana (Macumbas Day), Amós Heber (Meu primeiro amor), Ana Mariano (Exílio), Edgar Torres (Hábito Noturno), Clarissa Macedo (Panorama), Cléber Eduão (Carranca), Danielle Andrade (Pássaro), Davi Nunes (cabeça de Eternit) e ainda de: Deisiane Barbosa (Prenúncio), Dênisson Padilha Filho (trecho da novela Eram olhos enfeitados de sol), Denisson Palumbo (Carnamaisvalias), Fernandinho Borges (Vende-se um homem), Flávia Vasconcelos (A cor dos meus olhos), Geraldo Lavigne de Lemos (a minha voz), Goli Guerreiro (trecho do romance Alzira está morta – ficção histórica no mundo negro do Atlântico), Nildão (algo mais), Laura Castro (trecho do romance O armarinho), Rosana Paulo (Ecos de uma louca), Saulo Dourado (Terra Terrível).

Mesa “Residências artísticas: o impacto criativo na vida de artistas da palavra”
Com: Deisiane Barbosa, Luciany Aparecida, Marielson Carvalho, Tom Correia, Renata Dias (Diretora Geral da Funceb), Lia Silveira (Diretora das Artes da Funceb), Karina Rabinovitz (Coordenadora de Literatura da Funceb), Augusto Albuquerque (Instituto Sacatar) e apresentação dos novos residentes do Instituto Sacatar
Quando: 7 de outubro, sábado, às 10h
Onde: Sala Multiuso da Casa Educar para Transformar, Cachoeira/Ba - Programação paralela da FLICA 2017 (Festa Literária Internacional de Cachoeira)