08/11/2017 17:00

Fundação Cultural homenageia Mestre King no projeto Novembro das Artes Negras

Espaço na sede será batizado com nome do precursor da Dança Afro na Bahia (Foto Thyago Bezerra)

Em celebração ao mês da Consciência Negra, a Fundação Cultural do Estado/SecultBA (Funceb) lança, este ano, o projeto Novembro das Artes Negras, contemplando a produção artística negra nas diversas linguagens, com uma série de atividades em Literatura, Artes Visuais, Dança, Audiovisual, Teatro, Música e Circo, abertas ao público. Destaque especial para a Sala King, espaço na sede da Fundação (Pelourinho) que abrigará atividades culturais. A Sala homenageia o dançarino e professor, Mestre King.

Uma das ações da Funceb, por meio da Coordenação de Dança, será a Exposição "Mestre King", que estará em cartaz de 16 a 30 de novembro, na sede da Funceb (Pelourinho), inaugurando as ações culturais da Sala King.  A mostra presta uma homenagem ao professor e coreógrafo, primeiro homem a se graduar em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e precursor da dança afro-brasileira. A exposição reúne fotografias de autoria de nomes como Any Valette e Rafael Martins, além de fotos do acervo pessoal do Mestre, retratando a sua trajetória profissional, desde aluno da Escola de Dança da UFBA até se tornar coreógrafo renomado com o grupo Gênesis e de sua mais recente criação, o espetáculo “Opaxorô”.

DOC

Neste mesmo dia (16), às 15h, será exibido – com a presença de Mestre King – o documentário “Raimundos: Mestre King e as Figuras Masculinas da Dança na Bahia", apoiado pelo Edital Setorial de Dança em 2014. A obra apresenta um pouco do legado deixado pelo Mestre, que revolucionou a prática e o ensino da dança contemporânea, sendo responsável pela formação dos principais nomes da dança afro na Bahia. Dirigido pelo bailarino e coreógrafo Bruno de Jesus, com roteiro de Gabriel Ormuz Machado e produção de Inah Irenam, o documentário foi inspirado pelo espetáculo Raimundos que Bruno estreou em 2014 para celebrar os 50 anos de carreira de King.

Raimundos: Mestre King e as Figuras Masculinas da Dança na Bahia
Raimundos: Mestre King e as Figuras Masculinas da Dança na Bahia (Foto Thyago Bezerra)

Com a Sala King e as demais ações do mês, a Funceb marca o projeto Novembro das Artes Negras, que chega com o propósito de visibilizar, potencializar e reconhecer as produções dos diversos agentes culturais negros do estado ao longo do ano, culminando com o Novembro Negro. Na programação, estará em destaque a convergência entre as artes, dialogando entre si com atividades transversais. Saraus Poéticos, apresentações musicais, de dança e circenses, exposições, exibição e lançamentos de filmes, são algumas das ações envolvidas no projeto. Confira aqui toda programação.

SERVIÇO:
Sala King, exibição do documentário e abertura da exposição “Mestre King”
Dia: 16/11, 15h
Local: Sede da Funceb (Pelourinho)
Horário:
Abertura da exposição: 15h