Notícias

10/11/2017 15:10

#NovembroArtesNegras - Funceb recebe o espetáculo Kaiala e batepapo com a Ialorixá Jaciara Ribeiro


Kaiala -- Foto Divulgação
(Foto Divulgação)


A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb/Secult) receberá o espetáculo "Kaiala", do ator Sulivã Bispo, que será seguido por um batepapo com a Ialorixá do Ilê Axé Abassá de Ogum, Jaciara Ribeiro. Será no dia 30 de novembro, a partir das 15h, na sede da Funceb e é aberto ao público, sujeito à lotação do espaço - a Sala King.

A ação integra o Projeto Novembro das Artes Negras, que contempla a produção artística negra nas diversas linguagens, com uma série de atividades em Literatura, Artes Visuais, Dança, Audiovisual, Teatro, Música e Circo. na ocasião, o público conversará sobre a mortalidade de jovens negros no Brasil e a intolerância religiosa, a partir do tema de "Kaiala".

O espetáculo conta a trajetória de uma garota de 10 anos, assassinada quando teve seu terreiro de candomblé invadido. A história da família composta pela avó da menina, o irmão de santo e uma evangélica, formam o enredo que relata os caminhos que levam a intolerância religiosa.

A Ialorixá Jaciara Ribeiro, do Ilê Axé Abassá de Ogum abordará sua lua contra a intolerância religiosa, a partir da morte de sua mãe, a líder religiosa do terreiro a quem ela sucedeu - Mãe Gilda. Na pauta, sua luta pela liberdade de culto e respeito às religiões afro-brasileiras, além de manter viva a memória da mãe, que morreu após ter problemas de saúde agravados devido às perseguições de intolerantes religiosos. “Meu objetivo é trazer à tona as informações do crescimento da intolerância religiosa e argumentar propostas para conter o ódio e promover a paz”, diz Jaciara Ribeiro.


Serviço:
Espetáculo Kaiala e batepapo com Ialorixá Jaciara Ribeiro (Ilê Axé Abassá de Ogum)
Dia: 30 de novembro de 2017
Local: Sede da Funceb (Pelô)
Horário: Espetáculo: 15h, bateppao 16h
Quanto: Gratuito, sujeito à lotação do espaço.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.