Notícias

04/12/2017 11:50

Funceb realizou o projeto “Empoderamento das Mulheres de Circo” no Circo Dallas, em Araci

Empoderamento das Mulheres de Circo (Foto: Maria de Lourdes)
Empoderamento das Mulheres de Circo (Foto: Maria de Lourdes)

O Núcleo de Artes Circenses (NAC) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb/Secult) juntamente com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) realizou a primeira parte do projeto “Empoderamento das Mulheres de Circo”.  Entre os dias 27 e 29 de novembro aconteceram as oficinas de Direito das Mulheres e Iniciação à Palhaçaria Feminina no Circo Dallas, localizado em Araci, cerca de 210 quilômetros de Salvador.

As oficinas de palhaçaria foram ministradas pela atriz, palhaça, criadora e pesquisadora, Felícia de Castro, especialmente para as mulheres circenses. À noite, elas apresentaram tudo que aprenderam na oficina para as crianças, jovens e adultos que lotaram a casa nos três dias de espetáculo. A divulgação da mostra ficou por conta do Taxi Maluco - um palhaço que percorreu as ruas fazendo palhaçadas e convidando a todos para assistir à apresentação.

A Coordenadora do NAC, Vika Mennezes, explica que “esta é uma ação formativa artístico-social. Tudo isso para mulheres circenses nas lonas dos circos itinerantes no sentido de visibilizar, valorizar e impulsioná-las na direção dos seus sonhos. Além de contribuir para a abertura do espaço da palhaçaria, que atualmente é quase inexistente para o sexo feminino nos circos itinerantes”.

Circo Dallas – O Circo Dallas existe há 35 anos e atualmente está localizado no município de Araci, microrregião de Serrinha. Dos 26 funcionários, seis são mulheres. O Palhaço, responsável pelo Circo, Luiz Milton Lago, comenta que todos fazem parte da família e trabalham em conjunto para que o circo mantenha-se vivo a cada dia. “Fico muito feliz com o projeto da Funceb em dar espaço a essas mulheres circenses, normalmente só os homens eram palhaços e agora as mulheres podem mostrar o seu trabalho”, diz.

Empoderamento das Mulheres de Circo (Foto: Maria de Lourdes)
Empoderamento das Mulheres de Circo (Foto: Vika Menezes)
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.