19/12/2017 18:20

#MúsicaÉnaFunceb – Inscrições abertas para o curso de Música Popular Brasileira

Curso de Música Popular Brasileira
(Foto: Grácia Queiroz)

Estão abertas as inscrições para o curso livre de Música Popular Brasileira, que será realizado pelo mestre em História Social da Cultura e doutor em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Vitor Queiroz, em parceria com a Fundação Cultural, por meio do Centro de Formação em Artes (CFA/Funceb). O curso é aberto ao público geral, estudantes, professores e pesquisadores das ciências humanas, comunicação e música e será realizado de 8 a 12 de janeiro de 2018.

Os interessados devem se inscrever até 8 de janeiro de 2018, presencialmente, no CFA (Rua do Bispo, n° 29, Pelourinho), mediante pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 100. As aulas acontecerão das 8h30 às 12h30.

O curso livre de Música Popular Brasileira tem objetivo de apresentar um panorama da música popular/comercial produzida no Brasil e através da música, discutir os processos, impasses e questões fundamentais da sociedade brasileira. Além disso, busca enfatizar e problematizar a canção popular nos mais diversos momentos, principalmente nos últimos cem anos.

PROGRAMA:

Aula 1 - Viva São João! (o que é MPB?, o surgimento da MPB, o baião e os gêneros sertanejos, Dorival Caymmi)

Aula 2 - Artigo nacional (samba e identidade nacional na Era Vargas, crime e malandragem)

Aula 3 - As canções que você fez pra mim (do samba-canção à Roberto Carlos, do brega ao pagode romântico)

Aula 4 - Você não gosta de mim, mas sua filha gosta (da Tropicália ao surgimento do rock nacional)

Aula 5 - Eu me transformo em outras (o declínio das gravadoras, as cenas independentes, o axé e o funk)

Bolsas

O curso contará com oferta limitada de bolsas, para as quais os candidatos deverão entregar uma carta de intenção, justificando o interesse no curso. As mesmas serão avaliadas e, posteriormente, divulgadas.

Curso Música Popular Brasileira
Quando: 8 a 12 de janeiro de 2018, das 8h30 às 12h30
Onde: Centro de Formação em Artes (CFA) - Rua do Bispo, n° 29,  Pelourinho
Quanto: R$ 100,00 (em espécie)
Inscrição: até dia 8/01, presencialmente.