13/03/2018 15:50

#MêsDoTeatro - Kit Difusão Teatro seleciona “Major Oliveira”, uma montagem que discute idealismo político

Major Oliveira (Foto: Andrea Magnoni)

O espetáculo Major Oliveira dirigido por Antonio Fábio, com texto de Daniel Arcades e encenado pela Companhia Casamento Aberto, é um dos selecionados pelo edital Kit Difusão do Teatro da Bahia 2018 da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb/SecultBA). A montagem, que cumpriu oito temporadas em Salvador, tem planos de viajar pelo interior do estado e para Festivais em São Paulo e Brasília.

O Major, velho militar orgulhoso de sua história, é abandonado em um asilo pelos filhos que acreditam na revolução política do país assim que sabem sobre as investigações feitas pela Comissão da Verdade no país. Depois de meses sem visita e sem telefonema neste asilo, o protagonista começa a elocubrar diversos questionamentos sobre a vida politicamente correta tão defendida na contemporaneidade e fala da valia dos idealismos políticos diante da não melhoria do caráter humano.

O ator de 27 anos, Daniel Arcades, intérprete do Major, conta que a peça foi escrita no ano de 2016 “no auge do impeachment e nos trouxe todas as polêmicas que pareciam distantes, nos alertando e também dizendo que essa é uma história que não acabou”, reflete.

Sobre o Kit Difusão, Daniel diz que é de extrema importância para o teatro baiano. “Acho que a Bahia consegue estabilizar um panorama sobre a produção teatral atual. Essa proposta do Kit de divulgar espetáculos pra outros estados é muito interessante. Inclusive, estamos indo participar do Festival Semente, já agora, no segundo semestre”, declara Daniel.

Major Oliveira (Foto: Andrea Magnoni)

O Kit integra o Programa de Difusão das Artes Cênicas do Estado e promove diretamente a difusão, circulação e memória do teatro da Bahia. Os premiados adquirem uma versão digital trilíngue (português, inglês e espanhol) contendo informações, ficha técnica e fotos dos espetáculos selecionados. A versão digital ficará disponível no site da Funceb e será entregue um pen-drive contendo também vídeos dos espetáculos.

Companhia Casamento Aberto – O grupo é formado por Daniel Arcades, Karla Koimbra, Victor Hugo Sá e Antonio Fábio e é voltado para a montagem de textos contemporâneos. O grupo mantém a livre associação e intercâmbio com outros produtores, artistas e grupos artísticos, e foi criado a partir da experiência com o primeiro espetáculo, Major Oliveira, em 2016.