Notícias

12/04/2018 16:45

#EditaisSetoriais - Teatro de Mala e Cuia levará espetáculos e oficinas de teatro para cidades baianas

De Mala e CuiaO projeto “Teatro de Mala e Cuia”, contemplado pelo Edital Setorial de Teatro do Fundo de Cultura, com apoio da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb/SecultBA) circulará nas cidades de Rio de Contas, Igaporã e Ibotirama, apresentando os espetáculos “O Avarento” e “História de Uma Caixola”, ambos da Trupe dos Dobradores de Arte de Caetité.

Além as apresentações teatrais, a projeto realizará oficinas de teatro de "Leitura Dramática" para professores e "Jogos Teatrais em Sala de Aula" para alunos das escolas públicas dos territórios da Chapada Diamantina e Velho Chico, visando impulsionar o mercado cultural regional e incentivar a formação de novos artistas, contribuindo com a participação das comunidades.

Em abril a Trupe chegará de Mala e Cuia a Igaporã, nos dias 19, 20 e 21 de abril. No primeiro dia, das 9h às 17h, haverá Oficina de Teatro para professores e estudantes; no dia 20, o espetáculo infantil “História de uma Caixola” será apresentado às 15h e às 18h no Auditório Municipal Olver Oliveira. No último dia, “O Avarento” será apresentado às 9h e às 19h, também do Auditório Municipal.

A programação do Teatro de Mala e Cuia não para por aí. Em Rio de Contas, as apresentações e oficinas acontecerão entre os dias 24 e 26 de maio, e em Ibotirama, entre 12 e 14 de julho.

“Entendemos as oportunidades oferecidas por editais como este, como uma chance de chancelar o nosso trabalho como algo de valor verdadeiramente artístico e cultural, ao tempo em que temos a oportunidade de experienciar a execução digna do que planejamos”, destaca a proponente e idealizadora do projeto, Taliane Ladeia.

“Quando o governo do Estado cria um mecanismo de fomento e apoio financeiro aos anseios artísticos dos seus fazedores de cultura, ele permite que o interior sonhe, lute, adentre, planeje e realize inúmeras ações”, finaliza a proponente.

Espetáculos e Oficinas – A “História de uma Caixola” (infantil) traz confusões e aventuras de uma boneca mandona, um palhaço atrapalhado, uma bruxa que tenta ser malvada e uma dançarina avoada, que acabam por aprender o verdadeiro sentido da amizade. Já o espetáculo “O Avarento” fala das relações humanas baseadas no dinheiro, desejo e paixão, desencadeando uma série de conflitos e armações.

As Oficinas de Jogos Teatrais pretendem explorar a comunicação e expressão artística dos participantes para a composição de personagens, cenas e desenvoltura em apresentações pública. Já a oficina de Leitura Dramática irá ser apresentada enquanto ferramenta/alternativa, possibilitando a entrada do texto teatral na sala de aula.


Serviço:
Teatro de Mala e Cuia – Em Igaporã (Velho Chico)
19 de abril – Oficina de teatro para professores e estudantes das 9h às 17h
20 de abril – Espetáculo Infantil: “História de Uma Caixola”, das 15h e às 18h
21 de abril – Espetáculo Livre: “O Avarento”, às 9h e às 19h
Onde: Auditório Municipal Olver Vieira
Gratuito
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.