Notícias

16/05/2018 16:54

#EditaisSetoriais - Ilhéus recebe o III Encontro Fronteira Sa[n]grada: Artaud e seu Duplo

III Encontro Fronteira Sa[n]grada: Artaud e seus DuplosEvento contemplado pelo Edital Setorial de Apoio a Grupos e Coletivos Culturais do Fundo de Cultura com apoio da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb/SecultBA), o III Encontro Fronteira As[n]grada: Artaud e seu Duplo discutirá as fronteiras entre teatro, ritual e religiosidade. O evento acontecerá em Ilhéus, de 18 a 20 de maio.

O Encontro, criado pelo Núcleo Viansatã de Teatro Ritual e produzido pelo Coletivo Saladistar, desde 2013 vem reunindo espetáculos, artistas e estudiosos de várias instituições acadêmicas nacionais e internacionais para refletir e conhecer as diversas influências e afetos causados pelos pensamentos do teatrólogo francês Antonin Artaud.

Nesta edição, participam a pesquisadora interdisciplinar, produtora cultural e feminista negra, Sanara Rocha; a dramaturga, escritora e diretora teatral, Adelice Souza; a professora da Universidade Estadual de Santa Cruz e pesquisadora nas áreas de africanidade, linguagem e educação, Marialda Jovita Silveira; o professor adjunto da Universidade Federal do Sul da Bahia, psicólogo e pesquisador interdisciplinar, Fábio Nietto e o professor, diretor teatral e pesquisador em Artes Cênicas, Almir Ribeiro.

“Desde a segunda edição do evento, realizada em 2016, contamos com o apoio financeiro da Secretaria de Cultura da Bahia por meio do edital de Apoio a Grupos e Coletivos Culturais. Graças ao financiamento, pudemos ampliar a abrangência do evento, trazendo pesquisadores e artistas de outros estados e países. Sem dúvidas, o apoio à manutenção de grupos é uma estratégia eficaz de fomento à criação e difusão dos saberes e produtos culturais baianos” disse Jones Mota, proponente do projeto.

O pensamento de Antonin Artaud sobre Teatro e Vida e seus limiares o tornaram uma figura controversa em seu tempo. Porém, sua obra influenciou para sempre o teatro ocidental motivando movimentos inteiros a repensarem essa milenar linguagem artística. Não foi diferente com um grupo de artistas que entrou em contato com suas proposições e formaram em 2009 o Núcleo Viansatã de Teatro Ritual, que possui sua própria leitura da obra do teatrólogo francês.

“O encontro “Fronteira sa(n)grada III: Artaud e seu duplo”, é um evento bienal que busca gerar uma rede de conhecimento e troca de experiência entre todos os participantes, tendo como base o encenador, poeta, ator Antonin Artaud, criador do Teatro da Crueldade”, destacou Jones Mota.

Artaud – O ator, poeta e dramaturgo Antonin Artaud, nasceu em Marselha, em 1896, mas foi em Paris, para onde se mudou aos 21 anos, quando começa sua vida dentro do teatro. Em 1927, fundou o Teatro Alfred Jerry onde encena LesCenci, espetáculo fruto das suas idéias sobre o teatro da crueldade, um conceito que desenvolveu ao longo da vida e registrou numa extensa quantidade de textos. Em 1939, Artaud é internado no hospital psiquiátrico de Rodez, mas continua escrevendo até a sua morte, em 1948, dois anos após sair do hospital.

Desde então os escritos de Artaud vem sendo constantemente descobertos e redescobertos por artistas e outros profissionais que refletem o quanto ainda são atuais e pertinentes as inquietações do teatrólogo.

“O Teatro das Crueldades vai de encontro com o que chamamos de teatro tradicional, que visa o entretenimento. A proposta busca uma apresentação mais física, uma experiência mais corpórea dos atores, e até mesmo do público, fortalecendo essa interação com público e ator, além de envolver todo o espaço (que na maioria das vezes é um espaço adaptado para receber o espetáculo e não aquele modelo padronizado do teatro comercial, onde existe uma plateia e um palco) e trazer características de um teatro mais ritualístico”, finaliza Jones Maia.


Serviço:
III Encontro Fronteira Sa[n]grada: Artaud e seus Duplos
Onde: Casa Malvina – Rua General Câmara, 66, Centro – Ilhéus, Bahia
Quando: 18 a 20 de Maio de 2018
Valor: Entrada Franca
Mais informações:www.saladistar.com/fronteira/programacao/
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.