17/05/2018 08:50

Funceb e IRDEB preparam 2ª edição do Grafias Eletrônicas. Edital sairá em junho!

grafias eletrônicas

A Fundação Cultural do Estado (Funceb/SecultBA) prepara o Edital da segunda edição do projeto Grafias Eletrônicas, que tem como objetivo criar um espaço audiovisual para a difusão dos artistas da palavra e da literatura baiana. Para tanto, serão selecionados artistas da palavra que gravarão, em vídeo, suas obras literárias.

O projeto é realizado em parceria com o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia – IRDEB, que produz e veicula os vídeos. O primeiro passo pra oficializar esta segunda edição foi dado na manhã desta quarta-feira (16), com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre as instituições. O documento, assinado pela diretora geral da Funceb, Renata Dias e o diretor geral do IRDEB, Flávio Gonçalves, regerá as ações conjuntas para a publicação do Edital, que será aberto a artistas literários de todo estado.

Em vídeo, os próprios autores interpretam seus contos, poemas, cordéis, dentre outros gêneros. “Com este projeto, nós buscamos aproximar os autores de um público ainda mais amplo, tendo em vista o alcance da TVE e da Rádio Educadora em todo estado. Um formato moderno de audiovisual que facilita a compreensão e a apreensão da mensagem que trazem estes artistas da palavra em suas obras”, comenta a diretora da Funceb, Renata Dias.

grafias eletrônicas
Para o diretor do IRDEB, Flávio Gonçalves, o Grafias Eletrônicas vai ao encontro do principal objetivo da TVE: ampliar e diversificar seu público. “As TVs comercias, hoje, possuem um formato muito fechado de programação, que não atende à diversidade de temas, de personagens, de representatividade. Com o Grafias, nós ampliamos nossa temática, conquistamos um público diferente, interessado em literatura e que não encontra esse tipo de conteúdo em outras emissoras. Isso é que fortalece a importância de se manter uma TV pública no estado da Bahia”, destaca Flávio.

Os vídeos resultantes do projeto Grafias Eletrônicas serão veiculados na TVE e terão os áudios veiculados também na Rádio Educadora (107.5 FM), além do site e das redes sociais da Fundação Cultural (Facebook, Instagram, Youtube) e do IRDEB. O Edital tem previsão de lançamento para o mês de junho. Até lá, artistas da palavra já podem escolher suas escritas e se preparar para a seleção!

Foto à direita: Ascom/IRDEB