24/05/2018 14:40

#ArtesVisuaisÉnaFunceb - Exposição comemora 20 anos da Turma do Xaxado

Turma do XaxadoDe traço inconfundível, o artista plástico baiano Antonio Cedraz é referência - e também inspiração - para diversos profissionais no Estado, seja quem faz quadrinhos, ilustrações ou pinturas. Para render homenagem ao mestre e celebrar um dos trabalhos mais conhecidos de Cedraz, a exposição "20 anos da Turma do Xaxado" é atração, de 27 de maio a 30 de junho, na Galeria Pierre Verger (localizada no subsolo da Biblioteca dos Barris) da Fundação Cultural do Estado (Funceb/SecultBa).

Com curadoria dos artistas Fabrício Campos, Hector Salas e Valmar Oliveira, a mostra, além de reunir as obras de Cedraz, traz releituras dos seus personagens - e de seus trabalhos particulares - a cargo dos três curadores e de outros participantes como Sidney Falcão, André Betonnasi, Rogério Rios e Wilson Jr.

Trajetória - Cedraz faleceu em 11 de setembro de 2014. Foi homenageado, em 2015 na FIQ - Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte. Ao longo de sua trajetória, foi generoso em suas criações. Merecem destaque "A Turma do Joinha", "A Turma do Pipoca", "Os Guris" e, é claro, "A Turma do Xaxado", seu último e mais conhecido trabalho, que lhe garantiu projeção nacional e a vitória várias vezes no HQ Mix, importante prêmio brasileiro das Histórias em Quadrinhos.
Seus trabalhos foram publicados em jornais de todo o Brasil e por algumas editoras. Suas tirinhas são utilizadas em diversos livros didáticos.

Como complemento à exposição, o evento prevê ainda a realização de uma feira de quadrinhos, palestras e projeções de curtas da Turma do Xaxado e documentários sobre autores nacionais, utilizando os espaços de exibição audiovisual do Complexo - as Salas Alexandre Robatto e Walter da Silveira - no dia 9 de junho.

Exposição 20 Anos da Turma do Xaxado
Abertura: 26 de maio, às 15h.
Visitação: de 27 de maio a 30 de junho, das 9h às 18h, segunda a sexta
Onde: Galeria Pierre Verger (Rua General Labatut, n 27 subsolo da Biblioteca Pública dos Barris - Fone: 3116-8120)
Entrada franca

Realização: Pig Arts. Apoio: Heko Digital e Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), através da sua Diretoria de Audiovisual (DIMAS).