Notícias

13/06/2018 17:10

#EditaisSetoriais – Livro “Ariovaldo Matos, Cinco Peças – uma história” será lançado na próxima semana, no Rio Vermelho

AriovaldoO livro Ariovaldo Matos: Cinco peças – Uma história, contemplado pelo Edital Setorial de Teatro do Fundo de Cultura, com apoio da Fundação Cultural do Estado (Funceb/SecultBa), objetiva divulgar aos interessados em teatro, cinco peças do dramaturgo baiano que leva o nome da obra. O lançamento acontecerá em 15 de junho, a partir das 19h, no Teatro Gil Santana, no Rio Vermelho, em Salvador.

Na ocasião, ainda haverá uma leitura dramatizada da peça “A Engrenagem” (1969), segunda produção teatral de Ariovaldo, que faz parte do livro. Os outros quatro textos são: “A Escolha ou o Desembestado”, “E todos foram heróis a cada qual ao seu modo”, “Irani ou As Interrogações” e “O Ringue”, peça que traz um deputado como personagem central, e foi censurada pela ditadura.

“Das cinco peças que compõem o livro, quatro foram encenadas em diversas oportunidades, notadamente, a peça ‘A Escolha ou O Desembestado’ esteve em cartaz no Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador. Vale destacar a famosa travesti Valéria, que ganhou o prêmio Mambembe de 1980 pela sua participação no espetáculo apresentado no Rio de Janeiro. A quinta peça, ‘O Ringue’, é inédita porque foi proibida pela censura da ditadura militar”, conta o proponente do projeto, Jorge Matos.

O projeto prevê a distribuição de mil exemplares da obra em bibliotecas, grupos, coletivos e escolas de teatro. "Não fosse esse apoio, através dos Editais Setoriais, a edição desse livro seria impossível. O Governo do Estado está de parabéns por fomentar o teatro baiano através dos editais da Funceb", destacou Jorge Matos, proponente do projeto.

Serviço:
Ariovaldo Matos: Cinco peças – Uma história - Lançamento
Quando: 15 de junho, a partir das 19h
Onde: Teatro Gil Santana (Rua Fonte do Boi, 131, Rio Vermelho)
Evento gratuito

Foto: Henrique Lyra
 
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.