Notícias

12/06/2018 16:16

#KitDifusãoDeTeatro - Espetáculo “A Mulher do Fundo do Mar” traz a tona questões como mobilidade e migração de povos

mulher

A Mulher do Fundo do Mar é uma montagem teatral que compõe o Kit Difusão do Teatro da Bahia 2018, uma ação da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb/SecultBa) que visa difundir e dar visibilidade a produções teatrais da Bahia.

O espetáculo é baseado no conto do dramaturgo baiano, Aldri Anunciação, e relata a história de uma refugiada da Syria que cruzou o Mar Mediterrâneo na tentativa de fugir para a Europa, mas ao cair de um bote, passou a morar nas profundezas do oceano onde busca sua própria identidade a partir de objetos que caem de navios que cruzam a superfície.

Marcando os palcos baianos, a montagem traz a atriz baiana Iami Rebouças interpretando a personagem principal que vivencia um processo de descoberta e reinvenção, perpassando entre a memória oficial e a memória subterrânea, numa reconstrução imaginária de identidades.

“A experiência da temporada de A mulher do fundo do mar foi reveladora de significados que ainda não tinham sido identificados nos ensaios. No confronto com a platéia, nossa equipe pôde ter a experiência de duas camadas de espetáculo: a primeira, o material que burilamos nos ensaios, e a segunda camada foi o conjunto plateia-espetáculo. As reações do público e suas reflexões após as apresentações são um substrato novo pra todo fazedor de teatro”, comenta o Dramaturgo/Diretor do espetáculo, Aldri Anunciação.

mulherO espetáculo estreou em Salvador em novembro de 2016, no Teatro do Goethe-Institut/ICBA no lançamento do projeto internacional Vila Sul de Residências Artísticas. A obra deu início à Trilogia das Travessias Interrompidas, de Aldri Anunciação, com cenário do consagrado e premiado cenógrafo alemão Jürgen Kirner.

Guerras e Emigração - O espetáculo volta a atenção do público para questões referentes à mobilidade e migrações de povos, retratando momentos atuais, onde destaca os sírios e muitas outras populações com o objetivo de trazer essas problemáticas culturais mundiais que estão ocorrendo para o contexto baiano local.

“Aspectos e figuras reais, para alguns povos, podem ser usados como figuras metafóricas quando apresentados poética e esteticamente em culturas diferentes. Potencializar o aspecto da metáfora a partir de elementos da realidade prática foi uma ferramenta-inspiração para a composição do espetáculo A mulher do fundo do mar”,
revela Aldri Anunciação.

Aldri ainda ressalta a importância do Kit Difusão para o espetáculo baiano “A importância é de documentação, preservação de memória de um teatro baiano realizado no momento recorte do Kit, além de difundir e possibilitar a mobilidade de nossos resultados cênicos, promovendo contatos, intercâmbios e diálogos com outros fazedores de teatro”, finaliza.

Os contemplados pelo Kit Difusão de Teatro da Funceb recebem um catálogo trilíngue (português, inglês e espanhol) com informações sobre o espetáculo, ficha técnica, fotos e histórico do grupo. Os premiados receberão o catálogo num pen-drive contendo também vídeos da peça teatral. O catálogo ainda ficará disponível online no site da Funceb.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.