05/11/2018 11:20

#EditaisSetoriais – Oficina Dramaturgia Audiovisual começa nesta segunda-feira e discute o longa-metragem Papagaio

card

Voltado para iniciantes, o Curso Oficina Dramaturgia Audiovisual o Roteiro de Ficção, promovido pelo Benditas Projetos Criativos, começa nesta segunda-feira (5), às 14h, no Centro Uiversitário UniRuy (antiga Faculdade Ruy Barbosa) no Rio Vermelho. A atividade é gratuita e segue até 7 de novembro.

A proposta é apresentar os conceitos básicos e as principais técnicas para se escrever um roteiro de ficção para cinema, desde a ideia inicial até a formatação do texto audiovisual, para o desenvolvimento do roteiro de longa-metragem ficção Papagaio, de Cacilda Povoas e Sofia Federico. O Projeto tem apoio do Edital Setorial de Artes Visuais da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb/SecultBa).

De acordo com a cineasta Sofia Federico, que vai ministrar a atividade, “a oficina é uma contrapartida ao apoio recebido pelo Fundo de Cultura para o desenvolvimento do roteiro de longa-metragem Papagaio, escrito por mim e por Cacilda Póvoas, autora do texto originalmente escrito para o teatro. Papagaio é uma comédia musical voltada ao público infanto-juvenil, que conta com canções originais de Chico César”.

Foram mais de 50 inscrições para as 20 vagas oferecidas. O público-alvo são estudantes e roteiristas iniciantes, que tenham escrito um argumento ou roteiro de curta duração.

Cineastas - A cineasta Sofia Federico é formada em jornalismo pela UFBA e seu primeiro filme Cega Sega, recebeu indicação ao Prêmio da Academia Brasileira de Cinema, como melhor produção no formato de curta-metragem de 2003.

No período entre 1999 e 2006, foi membro da diretoria da Associação Baiana de Cinema e Video (ABCV), onde também atuou como vice-presidente foi também diretora do Departamento de Imagem e Som da Bahia (DIMAS/FUNCEB).

Já a escritora Cacilda Póvoas é graduada em Psicologia pela pela UFBA, com diversos livros e peças teatrais publicadas dentre elas o musical infanto-juvenil Papagaio, traduzido para o italiano e encenado em Chieti, Itália (2009). O musical foi contemplado com o Manuel Lopes Pontes (2009) e estreou em Salvador (2010) com direção de Felipe de Assis. É também uma das organizadoras da coleção Dramaturgia Latino-Americana, com cinco volumes publicados pela EDUFBA.

Serviço :
Oficina Dramaturgia Audiovisual Roteiro da Ficção
Quando: 5 a 7 de novembro, das 14h às 17h.
Onde: Centro Universitário UniRuy/ Wyden (antiga Faculdade Ruy Barbosa), no Rio Vermelho