06/11/2018 17:00

#EditaisSetoriais - Grupo de Teatro Finos Trapos apresenta espetáculo gratuito no Pelourinho

foto do espetáculo
Foto: Anderson Rodrigues

O Grupo de Teatro Finos Trapos estreia o décimo espetáculo de seu repertório Beira de Estrada, nesta terça-feira (7), no Pelourinho. A peça é gratuita e seguirá em cartaz nos dias 8, 9, 10, 14, 15, 21, 22 e 23 de novembro, sempre às 19h30, no Teatro SESC-SENAC Pelourinho.

O espetáculo possui uma dramaturgia construída de forma colaborativa e recorre a inspirações de cenas que remetem ao universo das tragédias gregas. No palco, o público terá oportunidade ver esta narrativa tramada pelos atores Yoshi Aguiar, Thiago Carvalho e Frank Magalhães, diretor (indicado ao Prêmio Revelação Braskem de Teatro 2014, como melhor diretor pelo espetáculo O Vento da Cruviana).

O projeto é um dos contemplados pelo Edital de Apoio a Grupos Coletivos Culturais da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb/SecultBA).

Narrativa - São três atores, três destinos ou mesmo três amigos que desbravam juntos com o desejo de levarem a beleza da arte de interpretar, e de como os meandros desse ofício podem representar de maneira bastante lírica e metafórica o contexto social das relações e escolhas de uma sociedade.

“A narrativa se estabelece entre caminhadas e paragens em que o trio de atores assume uma simbologia do passado, presente e de previsões para o futuro. Um anseio perseguido pelo homem de estar sempre à frente do que estar por vir, como se isto possibilitasse um melhor lugar no destino”, conta Frank Magalhães.

Ele continua: “tudo isso resulta de um processo de criação colaborativo onde todos os atores participam da criação de textos, músicas, enfim, tudo que serviu de inspiração para a criação do espetáculo”, afirma o ator.

Teatro Contemporâneo – O Grupo Finos Trapos completou 15 anos de estrada este ano desenvolvendo o Projeto de Manutenção intitulado “Abrigo e Morada Ano II”, desde o início de 2018. O grupo desenvolve um trabalho continuado de repertório de espetáculos e realização de atividades de pesquisa, produção de eventos culturais, lançamento de livros e fomento das Artes Cênicas na Bahia.

Seu teatro contemporâneo com sotaque regional fundamentado na filosofia do trabalho em grupo e no imaginário da cultura de tradição popular nordestina já possui o reconhecimento do público e da crítica especializada, registrado nas indicações a prêmios e aprovação em editais públicos.

No repertório, os espetáculos: Sussurros (2004); Sagrada Folia (2005); Sagrada Partida (2007); Auto da Gamela (2007); Gennésius – Histriônica Epopéia de um Martírio em Flor (2009); Berlindo (2011); O Vento da Cruviana (2014); Mós Aí Quê (2017); e Ponta D’Areia, Pedaço do Céu em (2018).

Formação de Público - No intuito de viabilizar o acesso físico e linguístico à linguagem teatral, para estudantes de escolas públicas, associações sociais e comunitárias, o grupo realiza agendamento para que instituições possam levar os seus educandos, a partir de um acompanhamento pedagógico, ao teatro.

Para isso, a instituição deve entrar em contato através do e-mail: mediacao@finostrapos@gmail.com. Ainda na perspectiva de atender aos jovens, a companhia realizará uma sessão extra no dia 23 de novembro, às 16h, no Teatro SESC –SENAC Pelourinho.

Espetáculo Beira de Estrada - Grupo de Teatro Finos Trapos
Quando: 7, 8, 9, 10, 14, 15, 21, 22, 23, às 19h30
Sessão extra: 23 de novembro, às 16h
Onde: Teatro SESC Pelourinho (Largo do Pelourinho, 19 - Pelourinho, Centro Histórico, Salvador)