Notícias

19/11/2018 14:39

#NovembroDasArtesNegras - Mel Duarte e Jéssica Balbino ministram o Escritas em Trânsito na Funceb

mel duarte
Mel Duarte (Renata Armelin)

Celebrando o mês da Consciência Negra, a Fundação Cultural do Estado (Funceb/SecultBa) pelo segundo ano realiza o Novembro das Artes Negras, contemplando a produção artística negra nas diversas linguagens. A primeira delas, é a Oficina Escritas em Trânsito "Da Poesia à Autogestão", que acontecerá com a slammer e produtora cultural Mel Duarte em parceria com a jornalista, pesquisadora e mestre Comunicação, Jéssica Balbino. A acontece de 21 a 23 de novembro, das 14h às 18h, na sala da Cia de teatro do Teatro Castro Alves.

Durante as reuniões serão abordadas as vivências pessoais da literatura marginal e periférica do país, passando pelo slam, autopublicação, publicação via editora e internacionalização da literatura. Foram selecionadas 30 pessoas, sendo seis delas do interior do estado, que trocarão experiências com as conceituadas autoras da língua portuguesa, e receberão diploma online de participação.

Na programação do Novembro das Artes Negras estarão em destaque as convergências entre as artes, dialogando entre si, com atividades transversais. A ação tem o propósito de visibilizar, potencializar e reconhecer as produções dos diversos agentes culturais negros do estado ao longo do ano, culminando no Novembro Negro. Acontecerão ao longo do mês, saraus poéticos, apresentações musicais, de dança, exposições e oficinas.

jessica balbino
Jéssica Balbino (Cintia Rizoli)

Conheça mais sobre as autoras:

Mel Duarte é poetisa, slammer e produtora cultural formada em Rádio e TV, atua com literatura marginal/periférica e independente desde 2006 na cidade de São Paulo. Mel possui dois livros publicados de forma independente “Fragmentos Dispersos” 2013 e “Negra Nua Crua” 2016 publicado pela editora Ijumaa. Em 2017 lançou o audiolivro do “Negra Nua Crua”.

Jéssica Balbino é jornalista, pesquisadora, mestre em comunicação pela Unicamp e dirigiu o documentário Pelas Margens: vozes femininas na literatura periférica. É autora dos livros Traficando conhecimento e Hip-Hop: A cultura Marginal. Ela criou o projeto Margens para mapear e dar visibilidade às mulheres na literatura periférica.

Serviço:
Escritas em Trânsito - "Da poesia à autogestão"com Mel Duarte e Jéssica Balbino
Oficinas: 21 a 23 de novembro, das 14h às 18h
Onde: Sala da Cia de teatro do Teatro Castro Alves
Gratuito
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.