Notícias

19/11/2018 17:14

Formadores de LEM participam da 2ª etapa de implantação do Núcleo de Extensão da Escola de Dança no município

reniao


Desde segunda-feira (19), quatro dançarinos e professores do município de Luís Eduardo Magalhães, no extremo oeste baiano, participam em Salvador da 2ª etapa do projeto de implantação do Núcleo de Extensão da Escola de Dança da Funceb em Luís Eduardo Magalhães. Este será o primeiro Núcleo que ficará localizado fora de Salvador e Região Metropolitana.

Nesta segunda etapa os formadores ficarão em Salvador até 25 de novembro com atividades distribuídas nos três turnos para abarcar toda a programação. Os professores farão visitas à Escola de Dança da Funceb para conhecer o Curso Profissional, os Cursos Livres e o Curso Preparatório, e ao Centro de Formação em Artes para conhecer o curso de música Universo Percussivo Baiano com Letieres Leite.

Na programação também haverá visitação aos Núcleos de Extensão do Nordeste de Amaralina e Engenho Velho de Brotas, e assistirão uma Mostra Artística no Núcleo de Extensão de Lauro de Freitas. Durante todo esse período os formadores estarão hospedados no Pouso das Artes, uma residência artística da Funceb localizada no Pelourinho.

"A arte em Luís Eduardo é muito elitizada ainda, por mais que a gente tenha projetos sociais que abranjam as crianças mais carentes, ainda está um pouco afastada da comunidade. A ida da Escola de Dança da Funceb vai trazer a comunidade para dentro da arte. A gente se sentiu muito privilegiado sendo a primeira cidade fora de Salvador, e a última cidade do oeste da Bahia, a população está muito curiosa com a novidade", conta a professora de Balé, Amanda Batista.

reuniao

Ela continua: "nossa expectativa é que tudo dê muito certo. Viemos nesta segunda etapa conhecer a Funceb, vamos tentar levar um pouco daqui pra lá. É mágico ver numa escola pública de dança crianças pretas entrando e saindo o tempo inteiro, queremos essa realidade por lá também", ressaltou Amanda. Além dela, participam da formação Luiz Ricardo, Zaqueu Iriqueiro e Uiny de Oliveira.

Além de potencializar os conhecimentos e as práticas metodológicas para o ensino da Dança, essas ações vão desenvolver competências técnico-criativas, gerando a autonomia dos agentes e possibilitando a difusão do campo da Dança no estado da Bahia.

Núcleos - Os Núcleos de Extensão da Escola de Dança da Funceb compõem um projeto que visa à formação artístico-educativa de jovens e crianças de comunidades, de baixa renda, possibilitando sua inclusão na sociedade e também sua futura inserção no mercado de trabalho.

Em Luís Eduardo Magalhães, o Núcleo de Extensão da Escola de Dança ficarás sediado no Centro Cultural de da Funceb, com atuação descentralizada no Centro de Artes e Esportes Unificados – CEUs, no Bairro de Santa Cruz; na Academia da Saúde no bairro Mimoso II; e na Praça da Juventude no bairro Vereda Tropical.

Além destes, o Centro de Formação em Artes da Funceb conta com mais dois Núcleos de Extensão localizados em Salvador: Engenho Velho de Brotas e Nordeste de Amaralina; e o Núcleo Lauro de Freitas, localizado na Região Metropolitana de Salvador.

1º etapa - A primeira etapa aconteceu em agosto, em Luís Eduardo Magalhães, quando ocorreram oficinas de dança para formadores e abertas para a comunidade, o planejamento pedagógico do Núcleo, o cronograma de aulas e ações de reflexão. A ação aproximou agentes culturais das mais diferentes experiências e segmentos reafirmando o caráter transversal do pensamento pedagógico do Centro de Formação em Artes da Funceb, responsável pela Escola de Dança.

Fotos: Reunião dos professores com a diretora-geral da Funceb, Renata Dias (Foto: Tomaz Neto)
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.