Notícias

20/11/2018 16:20

Funceb promoverá o Curso de Gestão de Arquivos Audiovisual através da DIMAS

card

A Fundação Cultural do Estado (Funceb/SecultBa), através do Núcleo de Memória da Diretoria de Audiovisual (DIMAS) realizará o Curso de Gestão de Arquivos Audiovisual: como preservar nosso patrimônio de imagens em movimento, que acontecerá gratuitamente na DIMAS, localizada no subsolo da Biblioteca dos Barris. Os interessados devem fazer pré-inscrição através dos telefones (71) 3116-8119/8111. O curso começaria nesta segunda-feira (26) mas foi adiado. Continue acessando o site da Funceb para  mais informações.

O curso será ministrado pela museóloga Fernanda Coelho, que tratará dos fundamentos teóricos e a aplicabilidade prática das atividades essenciais de um arquivo audiovisual, com ênfase nas questões de conservação. Valendo-se da larga experiência profissional da professora, ainda que as aulas sejam expositivas, todos os conceitos tratados serão exemplificados com estudos de casos práticos.

Sobre o curso - O curso será dividido em cinco aulas de 6 horas, totalizando 30h. Cada aula contará com apoio de apresentações de slides que servirão como base parar o aprendizado, além de ficarem disponíveis para os alunos que tiverem interesse em levar uma cópia para casa.

Nas aulas os alunos irão aprender por que preservar imagens em movimento, compreender um arquivo audiovisual em sua totalidade e conhecer os documentos audiovisuais em sua forma e conteúdo. Nas aulas ainda serão abordados os conteúdos “Tratando dos suportes: analógicos e digitais” e “Difusão e comunicação: para quem trabalhamos?”.

Sobre a palestrante - Fernanda Coelho trabalha na área de Preservação Audiovisual desde 1979. Trabalhou na Cinemateca Brasileira, o maior arquivo audiovisual do Brasil, onde se aposentou em 2014, mas continua atuando na área. Em sua trajetória profissional, proferiu diversas palestras, ofereceu cursos e assessorias para formação e treinamento de pessoal técnico em arquivos e outras entidades vinculadas à memória audiovisual.
Em 2015, um ano após ter se aposentado da Cinemateca Brasileira, teve seu trabalho reconhecido e foi homenageada no 10º Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros.

Serviço:
Curso de Gestão de Arquivos Audiovisuais
Onde: Dimas (Rua General Labatut, 27/subsolo, Barris)
Pré-inscrição: através dos telefones (71) 3116-8119/8111
Gratuito
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.