06/12/2018 14:43

#EditaisSetoriais – Orquestra Reggae de Cachoeira fará apresentação gratuita em Santo Amaro neste domingo

ORC

A Orquestra Reggae de Cachoeira irá encerrar suas apresentações públicas do projeto de adaptação de músicas de ancestralidade africana para o estilo reggae, com um show gratuito em homenagem ao grupo cachoeirano Os Tincoãs, neste domingo (9), às 17h, na Praça do Riachuelo, no bairro do Trapiche, no município de Santo Amaro da Purificação. O projeto foi contemplado pelo Edital Setorial de Apoio a Grupos e Coletivos Culturais da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb/SecultBa).

O concerto em homenagem a Os Tincoãs apresenta um repertório com adaptações de grandes nomes da música brasileira, numa demonstração da afirmação da identidade cultural que nos engrandece e nos faz ver o quanto podemos aprender com ela.

Entre os principais nomes estão Moacir Santos, Gilberto Gil, Gerônimo e em especial Os Tincoãs, homenageado por suas músicas ressaltarem elementos da ancestralidade africana. A apresentação da ORC pretende traduzir a perfeita harmonia vocal do grupo para o instrumental.

orc

ORC - A Orquestra foi fundada em julho de 2012 e é formada por crianças e jovens que residem na cidade de Cachoeira. Todos eles possuem formação musical diferenciada, o que agrega um caráter social ao projeto.

Considerada como primeira Orquestra de Reggae do Recôncavo, teve seu projeto idealizado pelo presidente da Filarmônica Lyra Ceciliana, que sugeriu ao maestro Flávio Santos que formasse um grupo de instrumental unindo a filarmônica com o reggae.

Sobre a importância da homenagem da ORC aos Tincoãs, comenta o maestro Flávio Santos: “o grupo desperta ao longo de décadas, a curiosidade de pesquisadores, estudiosos e novos artistas, influenciados pelo legado do trio sonoro”.

Orquestra Reggae de Cachoeira homenageia Os Tincoãs
Quando: 9 de dezembro de 2018, às 17h.
Onde: Praça do Riachuelo, bairro do Trapiche, Santo Amaro.

Fotos: Divulgação ORC