Notícias

11/12/2018 15:04

Curso Profissional da Escola de Dança da Funceb dá início ao processo seletivo dos candidatos

prova

Usando roupas leves e trazendo muita energia e disposição para enfrentar as etapas de seleção do Curso de Educação Profissional Técnico de Nível Médio em Dança, 289 candidatos inscritos participam, entre hoje e quinta-feira (12), das provas presenciais que estão acontecendo na Escola de Dança e no Centro de Formação em Artes da Funceb, ambos no Pelourinho.

Essas provas presenciais realizadas durante esses três dias consecutivos constam de fases de caráter classificatório. Os candidatos serão avaliados nos seguintes conteúdos programáticos: avaliação de Apreciação Estética, de Habilidades Criativas (processo de criação e dança contemporânea), e Habilidades Técnicas (balé clássico, dança afro-brasileira, dança moderna e dança popular brasileira).

Mateus Barreto (candidato), vindo da cidade de Nazaré, considera um sonho, um desejo participar do Curso: “eu quero me tornar uma pessoa mais qualificada através da dança, me sinto ansioso e nervoso ao mesmo tempo. Acho que coloquei coerência no meu texto, estou esperançoso”, diz.

prova

Já a estudante Laís Naghila (candidata), de Feira de Santana, tem expectativa de que possa passar na seleção e crescer com os conhecimentos da Escola de Dança: "pretendo morar aqui em Salvador se eu passar, afinal é um lugar com muita diversidade cultural.

Kena Contreiras, estudante colombiana, já aluna do Curso Preparatório e dos Cursos Livres da Funceb, mora há três anos em Salvador, sonha em “passar, passar. E que essa experiência me acrescente bastante, acho essa Escola com bastante nível, com bons professores, estou tranquila”.

Já Gabriel Leite (candidato), de Salvador, diz que o que tiver que ser será: "aqui tem gente mais ou menos experiência que eu, mas mesmo assim me sinto feliz com a escolha que fiz de dança”.

Carolina Espinheira e mais outros nove candidatos experimentaram a frustração de não conseguirem chegar pontualmente, às 8h horas, conforme estabelece o edital divulgado. “Cheguei 2 minutos depois, não consegui! Poderia ter tido um prazo de tolerância”, disse Gabriela.

bancaPróximos passos - No segundo dia de seleção, nesta quarta-feira (12), acontecerão as provas nas modalidades de dança afro-brasileira e dança popular. E no último dia, na quinta-feira (13), os candidatos serão avaliados nas modalidades balé e dança moderna.

Para o Professor de Dança Moderna, Robson Barreto, um dos integrantes da banca de habilidades desta manhã, avalia que “muitos que estão aqui têm experiência, mas ainda não existe a técnica, então essas ferramentas a Escola tem que dar”.

O vice-diretor da Escola de Dança, Júnior Oliveira, relevou: “nesse ano, a adesão em relação a presença dos candidatos é quase 100%. Atribuo isso ao período de dilatação do processo de inscrição, que fechou em 2 de dezembro. Houveram mudanças positivas no próprio Edital. É bacana a gente perceber que temos tantos dançarinos querendo ingressar na nossa Escola, que no ano que vem, completará 35 anos, inclusive".

Os candidatos irão preencher as 50 vagas disponíveis para o curso que dura 2 anos e meio, dividido em 5 semestres, com carga horária de 1.920 horas. O resultado final será divulgado no site da Funceb no dia 21 de dezembro. A matrícula acontecerá de 28 a 31 de janeiro, e o início das aulas em 4 de fevereiro.

Serviço:
Provas presenciais - Curso de Educação Profissional Técnico de Nível Médio em Dança
Quando: 11 a 13 de dezembro de 2018, às 8h e às 14h
Resultado final: 21 de dezembro de 2018
Matrícula: 28 a 31 de janeiro de 2019
Início das aulas: 4 de fevereiro de 2019
Onde: Centro de Formação em Artes da Funceb (Rua do Bispo, 29, Pelourinho) e Escola de Dança da Funceb (Rua da Oração, 1, Pelourinho)

Fotos: Bia Imperial
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.