Notícias

19/12/2018 16:54

Dança e emoção marcaram a solenidade de formatura do Curso Preparatório da Escola de Dança da Funceb

dida
Banda Didá marcou presença na solenidade (Foto: Bia Imperial)

O Espaço Xisto ficou lotado de amigos e familiares que prestigiaram os formandos do Curso Preparatório - Nível 8 da Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb/SecultBa), na última terça, 18.

A cerimônia contou com a presença do diretor do Centro de Formação em Artes (CFA), Jacson do Espírito Santo; do vice-diretor da Escola de Dança, Junior Oliveira; e da Coordenadora do Curso Preparatório, Rose Bárbara. Além dos professores homenageados pela turma: Roquidelia Santos, Andréa Vilaça, Mateus Ambrose e Mauricio Fidelis.

Após a entrega dos certificados, a banda Didá marcou presença empolgando a plateia enquanto os jovens se preparavam para apresentar as coreografias montadas para a conclusão desta etapa.

Trazendo para o palco o cotidiano dos ensaios durante oito anos de dedicação ao curso, os formandos abriram o espetáculo de forma lúdica, tirando risos dos presentes, num misto de músicas atuais e das suas rotinas na Escola de Dança da Funceb.

Mas, em seguida, a emoção tomou conta da sala e todos os olhares estiveram voltados aos pés, mãos e a cada movimento concluído pelos bailarinos em cena. Eles apresentaram coreografias solos e em grupos, feitas especialmente para homenagear os familiares que ali estavam.

A mostra foi encerrada pelos 18 formandos com a sugestiva coreografia Caminhos, que retratou através de movimentos corporais, os passos que todos seguem e os que a intuição nos leva a seguir.

Emocionado, Jacson do Espírito Santo finalizou a noite dizendo aos novos bailarinos que "a arte transforma e faz o ser humano diferente. Dançar é uma linda expressão de amor. Levem essa experiência pra vida de vocês".

O Curso preparatório é voltado a alunos de 5 a 18 anos, com pouca ou nenhuma experiência na dança. Nas aulas, os jovens aprendem Ballet Clássico, Brincantes, Danças Populares, Dança Afro-brasileira, Dança Moderna, Dança Contemporânea e Capoeira.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.