27/12/2018 15:53

#TeatroÉnaFunceb – Quase 2 mil pessoas foram beneficiadas pelas ações de Teatro da Funceb em 2018

cena aberta
Lançamento do Programa Cena Aberta (Foto: Diney Araújo)

Ao longo de 2018, a Coordenação de Teatro da Funceb, uma das sete linguagens artísticas abarcadas pela instituição, realizou diversas atividades, que alcançaram 1.767 pessoas na capital e no interior do Estado. Dentre os destaques estão o lançamento do Programa Cena Aberta, dois Intercâmbios Artístico-Culturais além de programas de mediação cultural.

Logo no mês de março de 2018, para comemorar o Dia Mundial do Teatro e do Circo, foi lançado o Programa Cena Aberta. O evento foi para convidados e contou com a presença de mais de 100 jovens do Programa Jovem Aprendiz do SENAC/BA. O projeto, realizado pela Funceb em parceria com o Programa de Aprendizagem do SENAC/Ba, busca aproximar os jovens das produções artísticas da cidade, contribuindo de maneira permanente para a formação de platéia e o desenvolvimento da cadeia produtiva do Teatro e da Dança em Salvador.

Para isso, é utilizado o Passaporte Cena Aberta, característica principal do programa que dá ao beneficiário o direito de, mesmo sendo participante de um programa de formação de plateia, escolher dentro de um Cardápio Cultural, disponibilizado no site da Funceb, o espetáculo que lhe interessa, no dia e horário que for conveniente. Neste ano, o Programa Cena Aberta recebeu 1.171 inscrições de jovens aprendizes do Senac.

godo
Programa de Mediação Cultural da Funceb (Foto: Amanda Moreno)

Mediação Cultural - No mês de abril, foi destaque o Programa Mediação Cultural da Funceb, voltado para jovens de escolas públicas ou comunitárias, aos bens e serviços artísticos culturais, valorizando a cultura da paz e do respeito às diferenças étnicas, religiosas, de gênero e de orientação sexual.

Em sua primeira edição, o Programa contou com a participação de 250 crianças estudantes da Escola Eugênia Anna dos Santos do Ilê Axé Opó Afonjá e da Casa Pia – Colégio dos Órfãos de São Joaquim. Os jovens assistiram ao espetáculo Godó, o mensageiro do Vale, um monólogo de Caco Monteiro com direção do inglês John Mawat, no Espaço Xisto, localizado nos Barris.

Intercâmbios – O grande destaque do ano para a coordenação de Teatro da Funceb foi a realização de dois Intercâmbios Artístico-Culturais em Festivais em 2018. O primeiro do ano aconteceu de 5 a 8 de setembro, quando o Pouso das Artes (residência artística da Funceb, localizada no Pelourinho) recebeu 14 artistas e agentes culturais do interior do estado para participarem do Festival Latino Americano de Teatro da Bahia – FILTE.

Além de ficarem hospedados no Pouso das Artes, os artistas tiveram acesso às oficinas e espetáculos do Festival, além de visita guiada pelo Teatro Castro Alves, à Casa Preta e à Casa Evoé de Criações Artísticas. Para o FILTE, a Funceb recebeu 109 inscrições oriundas de 49 municípios.

filte
Intercâmbio para o FILTE (Foto: Tiago Caldas)

No mês seguinte, entre 24 e 27 de outubro, foi a vez de 14 artistas e agentes culturais do estado ficarem hospedados no Pouso das Artes para participar do Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia – FIAC/Ba. A Funceb recebeu 77 inscrições oriundas de 40 municípios. Na programação, os selecionados assistiram a espetáculos, participaram de oficinas, rodas de conversa e seminários.

Oficina Lambe-Lambe – Também em outubro, a coordenação de Teatro preparou a Oficina de Iluminação para Caixas de Lambe-Lambe, que aconteceu entre os dias 3 e 9, na Sala King, sede da Funceb. A oficina aconteceu para 10 pessoas e foi a última etapa do processo do curso de dramaturgia aplicada ao Teatro Lambe-Lambe e trouxe conteúdos teóricos e práticos, que fizeram parte da programação do V Festejo do Teatro Lambe- lambe, para incentivar a difusão da dramaturgia teatral.

lambe
Oficina de Iluminação Lambe-Lambe (Foto: Amanda Moreno)

Novembro das Artes Negras - A segunda edição do Novembro das Artes Negras trouxe o espetáculo Medeia Negra, solo da atriz Márcia Limma. Numa apresentação única, no final do mês de novembro, na Sala King da Funceb, o espetáculo contou com um público estimado em 150 pessoas entre estudantes do ensino médio do Colégio Estadual Presidente Costa e Silva, convidados do Coletivo Panteras Pretas e funcionários da Funceb.

Planejamento – A Funceb vem se debruçando ao longo deste ano ao seu Planejamento Estratégico, que reformulou, no início de 2018, sua Missão, Valores e Visão Institucionais. Em sua Missão, a Fundação Cultural tem como premissa promover a Arte em suas dimensões cidadã, simbólica e econômica para o fortalecimento da cultura da Bahia. Em sua Visão, o objetivo é estar presente nos 417 municípios baianos e tem como estratégia criar e otimizar articulações institucionais com a sociedade civil. O PE da Funceb segue com oficinas e encontros internos para a otimização destas metas.

medeia
Medeia Negra (Foto: Tomaz Neto)