09/01/2019 08:51

#EditaisSetoriais – Grupo de Teatro Finos Trapos apresenta temporada de “Beira de Estrada” no Teatro Gamboa Nova

Foto: Divulgação

O Grupo de Teatro Finos Trapos apresenta “Beira de Estrada”, décimo espetáculo do grupo, a partir desta quarta-feira (9), no Teatro Gamboa Nova. A peça seguirá em cartaz nos dias 10, 16, 17, 23, 24, 30 e 31 de janeiro, sempre às 19h no Largo dos Aflitos. Os ingressos custam R$ 20,00 e R$ 10,00.

O projeto é um dos contemplados pelo Edital de Apoio a Grupos Coletivos Culturais do Fundo de Cultura com apoio da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb/SecultBA).

Beira de Estrada possui uma dramaturgia construída de forma colaborativa e recorre a inspirações de cenas que remetem ao universo das tragédias gregas. No palco, o público terá oportunidade ver esta narrativa tramada pelos atores Yoshi Aguiar, Thiago Carvalho e Frank Magalhães, diretor (indicado ao Prêmio Revelação Braskem de Teatro 2014, como melhor diretor pelo espetáculo O Vento da Cruviana).

São três atores, três destinos ou mesmo três amigos que desbravam juntos com o desejo de levarem a beleza da arte de interpretar, e de como os meandros desse ofício podem representar de maneira bastante lírica e metafórica o contexto social das relações e escolhas de uma sociedade.

Simbologia do passado - “A narrativa se estabelece entre caminhadas e paragens em que o trio de atores assume uma simbologia do passado, presente e de previsões para o futuro. Um anseio perseguido pelo homem de estar sempre à frente do que estar por vir, como se isto possibilitasse um melhor lugar no destino”, conta o diretor, Frank Magalhães.

“Tudo isso resulta de um processo de criação colaborativo onde todos os atores participam da criação de textos, músicas, enfim, tudo que serviu de inspiração para a criação do espetáculo”, completa o diretor.

Sotaque regional - O Grupo Finos Trapos completou 15 anos de estrada no ano passado desenvolvendo o Projeto de Manutenção intitulado “Abrigo e Morada Ano II”, desde o início de 2018. O grupo desenvolve um trabalho continuado de repertório de espetáculos e realização de atividades de pesquisa, produção de eventos culturais, lançamento de livros e fomento das Artes Cênicas na Bahia.

Seu teatro contemporâneo com sotaque regional fundamentado na filosofia do trabalho em grupo e no imaginário da cultura de tradição popular nordestina já possui o reconhecimento do público e da crítica especializada, registrado nas indicações a prêmios e aprovação em editais públicos.

No repertório, os espetáculos: Sussurros (2004); Sagrada Folia (2005); Sagrada Partida (2007); Auto da Gamela (2007); Gennésius – Histriônica Epopéia de um Martírio em Flor (2009); Berlindo (2011); O Vento da Cruviana (2014); Mós Aí Quê (2017); e Ponta D’Areia, Pedaço do Céu em (2018).

Espetáculo Beira de Estrada - Grupo de Teatro Finos Trapos
Quando: 9, 10, 16, 17, 23, 24, 30 e 31, sempre às 19h
Onde: Teatro Gamboa Nova, Largo dos Aflitos
Quanto: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)