09/01/2019 10:31

#GrafiasEletrônicas – Edital Grafias Eletrônicas recebeu quase 200 inscrições. Foram mais de 60 só do interior do estado!

grafias
Foto: Banco de Imagens

Entre os meses de novembro e dezembro de 2018, estiveram abertas as inscrições para a 2ª edição do edital Grafias Eletrônicas 2018. Realizado em parceria com o IRDEB, o certame vai selecionar até 20 obras literárias de todo o estado, que serão gravadas em audiovisual pelos próprios autores e apresentadas na TV, no rádio e na internet.

Ao todo o projeto recebeu 122 inscrições de Salvador e 62 do interior do estado. Com objetivo de dar maior visibilidade à diversidade de estilos e entonações literárias do estado como um todo, o edital levou em consideração as divisões dos macroterritórios de Identidade Cultural da Bahia. Em cada um deles, haverá pelo menos um selecionado.

Foram 17 inscritos no Macroterritório 1 (Litoral Sul; Baixo Sul; Extremo Sul e Costa do Descobrimento), 16 do Macroterritório 2 (Região Metropolitana de Salvador; Litoral Norte – Agreste Baiano e Recôncavo) e 14 inscritos do Macroterritório 3 (Semiárido Nordeste II; Itaparica (BA/PE); Portal do Sertão; Sisal; Piemonte Norte do Itapicuru e Sertão do São Franscisco).

Do Macroterritório 4 (Irecê; Piemonte da Diamantina; Piemeonte do Paraguaçu e Barra do Jacuipe) a Funceb recebeu 4 inscrições, e do Macroterritório 5 (Oeste Baiano; Bacia do Rio Grande; Bacia do Rio Corrente; Velho Chico e Bacia do Paramirim) também foram 5 inscrições. Já do Macroterritório 6 (Médio Sudoeste; Vale do Jequiriça; Sertão Produtivo; Vitória da Conquista e Médio Rio de Contas), 7 de inscreveram.

Comissão – Nesta semana, a Fundação Cultural do Estado do Estado da Bahia (Funceb/SecultBa), publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) o nome dos membros que irão compor a comissão de seleção do Grafias Eletrônicas edição 2018.

A comissão será composta por Silvana Moura de Assis (representante do Irdeb); Daniela Santana Fernandes (diretora do Audiovisual da Funceb) e Karina Rabinovitz (coordenadora de Literatura da Funceb), representantes da Fundação Cultural.

Conforme o edital, o prazo final de divulgação dos selecionados no edital é até 13 de fevereiro de 2019, 60 dias após o fim as inscrições.