Notícias

30/01/2019 15:40

#ProcureSaber – Galeria Pierre Verger expõe obras de artistas baianos e estrangeiros há mais de 20 anos

card

Há mais de 20 anos a Galeria Pierre Verger, localizada no complexo cultural dos Barris, recebe exposições de artistas baianos, brasileiros e estrangeiros. A galeria foi criada em 23 de março de 1998 com uma exposição em preto e branco do fotógrafo e etnólogo Francês, Pierre Fatumbi Verger.

Desde então, o espaço recebe exposições, instalações e lançamentos de livros ligados às artes visuais, e tornou-se referência como espaço democrático de fomento à cultura e à arte em Salvador.

Até o ano passado a galeria era gerida pela Diretoria do Audiovisual da Funceb (DIMAS). Mas desde 2018, está sob gestão da Coordenação de Artes Visuais da Fundação Cultural do Estado da Bahia.

“A Galeria Pierre Verger oportuniza aos novos artistas da capital e do interior do estado da Bahia um espaço para difundirem seus trabalhos, contemplando a diversidade de suas produções artísticas de forma democrática, descentralizada e transparente. Em virtude de sua localização privilegiada, a galeria recebe um grande fluxo de pessoas a cada exposição, cuja duração é de aproximadamente um mês”, revela o assessor de Artes Visuais da Funceb, Juniro Almeida.

Quem passou por aqui – Ao longo dos mais de 20 anos de existência, algumas exposições na Galeria Pierre Verger sem dúvida ficaram marcadas no inconsciente coletivo soteropolitano. É o exemplo das esculturas, instalações e fotografias de Mario Cravo Neto; a exposição do fotógrafo Sérgio Guerra “Duas ou Três Coisas que Eu Vi em Angola”; e a exposição do acervo fotográfico da Comunidade de Madri.

Entram na lista também a exposição “Silêncio em Memória – Sertões de Antônio Conselheiro” da fotógrafa Débora 70; os “20 anos da Turma do Xaxado” com curadoria dos artistas Fabrício Campos, Hector Salas e Valmar Oliveira, em homenagem ao artista plástico baiano Antônio Cedraz (1945-2014); e a exposição em homenagem ao precursor da dança afro-brasileira, “Memórias Dançantes - Mestre King”.


exposição
Memórias Dançantes - Mestre King (Foto:Tiago Caldas)

Como expor na galeria?

Para promover uma exposição na Pierre Verger, o artista deve enviar uma proposta contendo apresentação, justificativa, objetivos, metas e oito imagens em boa qualidade (tamanho recomendado de 1MB) dos trabalhos que serão expostos, para o email: coordenacao.artesvisuais@funceb.ba.gov.br.

A Galeria Pierre Verger disponibiliza pautas para exposições individuais e coletivas, com duração de um mês. Podem enviar propostas artistas visuais baianos e/ou estrangeiros com situação de permanência devidamente legalizada e residência comprovada no Brasil com pelo menos dois anos completos.

Os projetos são avaliados pela equipe da Coordenação de Artes Visuais, que analisa criatividade, inovação e singularidade; diálogos interculturais; estímulo à diversidade cultural; exequibilidade do projeto; qualidade artística e técnica; compromisso com processos educativos e adequação ao espaço físico da Galeria.

Vale ressaltar que para a garantia de pauta não há qualquer custo para o solicitante. Porém a montagem e desmontagem, transporte de obras, pinturas de uma cor diferente de branco, coquetéis e outros, é de responsabilidade do expositor. Além disso, a galeria deve ser devolvida da forma que foi concedida, conforme consta no termo de responsabilidade.

Os projetos para exposição podem ser nas modalidades: cerâmica, colagem, design gráfico (ilustração, humor gráfico e quadrinhos), desenhos, esculturas, fotografias, grafites, gravuras (gravura em metal, litogravuras, serigrafia, xilogravuras), instalação (áudio-instalacão, videoinstalação, site-specific art), monotipias, objetos, performances, pinturas, têxteis e técnicas mistas. Todos os projetos devem ter classificação livre, para todos os públicos.

A Galeria Pierre Verger fica localizada na Rua General Labatut, nº 27, Barris. Mais informações podem ser obtidas das 9h às 17h, pelo telefone (71) 3324-8519 ou pelo e-mail: coordenacao.artesvisuais@funceb.ba.gov.br, fazendo constar no campo assunto “Pauta – Galeria Pierre Verger”. Traga sua exposição para a galeria!
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.