Notícias

30/01/2019 09:00

Divulgada lista de propostas que ocuparão a Sala do Coro do TCA no primeiro semestre de 2019

card

O Teatro Castro Alves (TCA) e a Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) divulgam a lista de projetos selecionados e suplentes da ‘Convocatória para Ocupação de Pauta da Sala do Coro do TCA – 1º Semestre de 2019’. Sistematizando normas, critérios e prazos para definir a programação do espaço no período de 14 de março a 30 de junho, o procedimento estabelece uma curadoria coletiva para uso deste disputado palco. Dentre 66 propostas inscritas, 20 terão pautas durante estes três meses e meio. O resultado pode ser conferido nos sites www.tca.ba.gov.br e www.fundacaocultural.ba.gov.br.

Com o chamamento público, o TCA dá maior transparência e possibilidade de acesso à Sala do Coro, essencial para a difusão das artes da Bahia, em especial para produções experimentais, de pequeno porte, independentes e emergentes, garantindo também, por outro lado, uma variedade de opções artístico-culturais respaldadas para o público.

RETOMADA – Inaugurada em julho de 2018, a Nova Sala do Coro do TCA passou por completa reforma, dentro do projeto Novo TCA. Ela adquiriu uma nova configuração espacial para o palco e a plateia, tendo a flexibilidade de formatos como fundamento. Múltiplos arranjos são possíveis com a arquibancada retrátil, que oferece versatilidade cênica para criadores, adaptando ao tipo que se desejar – palco italiano, arena, semiarena, cena aberta etc. Intervenções técnicas e de estrutura também incluíram a reformulação do foyer, modernização dos equipamentos de sonorização, qualificação de acústica e cenotecnia, renovação do sistema de ar-condicionado, reforma dos sanitários e camarins.

Desde setembro, o equipamento vem sendo palco para uma diversa programação de retomada, reintegrando artistas e públicos na rotina do espaço, como resultado da ‘Convocatória Especial Nova Sala do Coro – Ocupação da Pauta Artística da Nova Sala do Coro do TCA’, que, até dezembro, dispôs ao público 80 sessões de 27 projetos artísticos selecionados, juntamente com a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), o Balé Teatro Castro Alves (BTCA), os Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA) e as Escolas de Dança e de Música da Funceb.

No primeiro bimestre de 2019, uma agenda complementar vem garantindo a continuidade desta ocupação especial. No mês de fevereiro, será possível conferir a temporada da peça “Em Família”, da companhia de teatro Os Argonautas (sexta a domingo, até dia 24), duas sessões do espetáculo “Lub Dub”, do BTCA (dias 6 e 7) e mais duas sessões de “Pedro e o Lobo”, com a OSBA (dias 13 e 14).

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.