Notícias

31/01/2019 16:20

#EditaisSetoriais – Lançamento do livro e exposição fotográfica de Rui Rezende acontecerá na próxima quarta-feira (6) em Salvador

rui

As imagens da vida dos vaqueiros contidas no livro do fotógrafo baiano Rui Rezende, intitulado Vaqueiros do Raso da Catarina, chegam à Salvador, com lançamento na Roberto Alban Galeria, no bairro de Ondina, na próxima quarta-feira (6), a partir das 18h.

Durante o evento, ainda haverá uma exposição de 18 fotos ampliadas do livro. O projeto foi contemplado Edital Setorial de Artes Visuais com apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb/SecultBa).

As 156 páginas que compõe o livro de Rui Rezende, lançado inicialmente em novembro do ano passado, em Incozeira, povoado de Jeremoabo, trazem a linguagem dos vaqueiros através de um registro etnográfico. Ele conta que num dia, em 11 de fevereiro de 2014, foi fotografar a Fazenda Serra Branca, no Raso da Catarina. Lá, entrando no mato, se deparou com um grande acampamento de vaqueiros.

rui“Como estava vestindo minhas roupas camufladas, logo fui confundido com os fiscais dos órgãos ambientais, o que gerou desconforto. Para quebrar a desconfiança, fui ao carro e peguei meu livro ‘Chapada Diamantina, Um Paraíso Desconhecido’. Abri na página com a foto dos vaqueiros da Gruta dos Brejões. Esse momento foi registrado pelo amigo e grande fotógrafo Sergio Cedras”.

Na ocasião Rui percebeu o grande interesse dos vaqueiros pelas fotografias: “como se manifestassem discretamente uma vontade de ver, em um livro, fotos e histórias de suas vidas. Foi paixão à primeira vista! Senti-me um grande sortudo por estar ali, naquela hora e naquele local, diante de pessoas tão especiais que logo viriam a se tornar grandes amigos. Assim, desse encontro fortuito, nasceu ‘Vaqueiros do Raso da Catarina’”, narra o fotógrafo.

Acidente - Naquela viagem, Rezende conta ainda que encontrou os vaqueiros outras vezes, campeando entre tanques d’água, imburanas, xiquexiques e os paredões da Serra Branca. “Por três dias, fotografei-os à caça do gado! Depois, anotei os contatos de alguns vaqueiros com a promessa de retornar trazendo as suas fotos. Dias depois, sofri um grave acidente aéreo e só retornei no ano seguinte. Só que não foi apenas para entregar as fotos, queria fazer um livro mostrando a lida deles com o gado no Raso da Catarina”.

“Esse livro é o primeiro, depois de passar 4 anos sem publicar depois do acidente”, revela Rezende.

Serviço:
Lançamento do Livro Vaqueiros do Raso da Catarina + Exposição de fotos de Rui Rezende

Quando: 6 de fevereiro de 2019, a partir das 18h
Onde: Roberto Alban Galeria - Rua Senta Púa, 53, Ondina (Salvador/Ba)
Evento gratuito

rui
Fotos: Rui Rezende
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.