06/02/2019 16:01

Centro de Formação em Artes da Funceb beneficiou quase 4 mil pessoas em 2018

mostra
Mostra do Curso de Música na Sala do Coro (Foto: Amanda Moreno)

No ano de 2018, o Centro de Formação em Artes da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb/SecultBa) ofereceu quase 90 cursos nas áreas de dança, música, teatro, artes visuais e cultura popular, atendendo a 3.725 pessoas, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos em todo o estado.

Na área musical, o Centro realizou Curso de Música – Módulo I, de janeiro a abril, com 100 vagas para os instrumentos violão, guitarra, trompete, guitarra baiana, trombone, sax, flauta, baixo, canto, clarinete e percussão. O curso era de iniciação musical continuada e prática de Universo Percussivo Baiano.

No segundo semestre do ano, foi dada continuidade do curso com o Módulo II, quando 116 alunos se matricularam. A apresentação final das turmas aconteceu nos dias 5 e 6 de dezembro, na recém reformada Sala do Coro do Teatro Castro Alves.

Já no Curso de Teatro, em 2018, o CFA beneficiou 287 pessoas que participaram das 4 turmas oferecidas pela instituição, nos níveis de iniciação e intermediário. As aulas foram ministradas de maio a dezembro pelos professores Ronaldo Braga e Christiane Veigga.

livres
Mostra dos Cursos Livres 2018 na Sala Principal do TCA (Foto: Mário Sérgio)

Dança – A Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado integra o Centro de Formação em Artes, assim como o Curso de Música e o Curso de Teatro. Além das ações formativas, a Escola recebe anualmente os Grupos Residentes, que por meio de convocatória, desenvolvem suas produções artísticas nos finais de semana. Em 2018, a Escola recebeu 13 Grupos Residentes. Eles beneficiaram 330 pessoas com ensaios e aulas abertas no período.

O ano de 2018 começou ritmado na dança, com as 35 modalidades dos Cursos de Férias que reuniram profissionais das mais diversas técnicas entre os meses de janeiro e fevereiro. Com essa ação o CFA recebeu 547 alunos, sendo que 110 foram beneficiadas com bolsas integrais. Já nos Cursos Livres, que acontece de março a dezembro, 1.300 pessoas aproveitaram as 29 opções de cursos, e 100 bolsas integrais foram destinadas à comunidade. No final do ano, a Mostra dos Cursos Livres reuniu centenas de alunos no palco da Sala Princial do Teatro Castro Alves.

O Curso de Educação Profissional Técnico de Nível Médio em Dança profissionalizou 11 jovens que saíram da Escola prontos para o mercado de trabalho. O curso é reconhecido pelo MEC e tem duração de dois anos e meio. Já o Curso Preparatório, que é voltado para pessoas crianças e adolescentes de 5 a 18 anos, registrou a frequencia de 476 alunos em 2018.

lem
Implantação do Núcleo de Extensão em LEM (Foto: Jacson do Espírito Santo)

Extensão – Trazendo a proposta de descentralização da proposta pedagógica e metodológica, a Escola de Dança da Funceb atua por meio dos Núcleos de Extensão. Juntos, eles contemplaram 569 pessoas em 2018 através dos cursos de dança Afro-Brasileira, Danças Populares, Dança Moderna, Ballet Clássico e Dança Contemporânea.

Os Núcleos funcionam em Nordeste de Amaralina, Engenho Velho de Brotas e Lauro de Freitas. Além destes, no ano passado foi implantado o Núcleo de Luís Eduardo Magalhães, no extremo oeste do estado. Lá, foram atendidos 341 alunos nas aulas de Ballet Clássico, Hip Hop e Ritmos.