11/02/2019 11:10

#PrêmioPierreVerger - Fotógrafa paulista Ilana Bar, premiada na última edição, reconhece o valor do Prêmio Pierre Verger

card
A fotógrafa paulista Ilana Bar não esconde a satisfação e reconhecimento de ser uma das profissionais premiadas, durante a última edição (2016/2017), do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger, instituído pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb/SecultBa) em parceria com a Fundação Pierre Verger.

“Foi muito importante e especial participar do Prêmio, do catálogo e da exposição. Receber esse reconhecimento me proporcionou experienciar as imagens expostas, podendo trazer ao público debate sobre humanidade, diferença, semelhança e afeto”, declara a fotógrafa.

Conforme o edital, além da premiação pecuniária de R$ 30.000,00, a fotógrafa integrou o Catálogo do prêmio, e sua obra foi exposta no Palacete das Artes, entre setembro e novembro de 2017, em Salvador. A exposição foi coletiva, e contou com a participação dos outros dois premiados, e de 12 fotógrafos também selecionados através do edital.

ilana

“A sociedade precisa de prêmios, de editais e concursos que proporcionem apoio para fomentar a arte. O prêmio é muito necessário, incentiva a existência da produção fotográfica no nosso pais” elogia Ilana Bar,

Universo Afetivo - Ilana Bar Nissin Wirgues, de São Paulo, foi premiada com obra Transparências do Lar, na categoria de Trabalhos de Fotografia Documental.

A família da artista tem uma característica bem peculiar, pois ela tem um irmão e dois tios, gêmeos, com Síndrome de Down. Mas a síndrome não é tema específico do projeto, e sim as relações humanas estabelecidas. A autora utiliza da fotografia para manifestar um universo afetivo e poético.

ilana

Biografia - Bacharel em fotografia pelo Centro Universitário Senac, Ilana cresceu na cidade de Atibaia, em São Paulo e, atualmente, vive transitando entre esses dois lugares. Seus projetos e pesquisas envolvem o universo familiar, laços afetivos com pessoas e espaços.

A fotógrafa já participou de várias exposições. Em 2010 foi contemplada com o 1º lugar no 8º Festival Internacional da Imagem Fotográfica em Atibaia; em 2016 participou do Fest Foto Poae; e em 2017 participou do International Discoveries VI - FotoFest em Houston, Texas, nos Estados Unidos.

Inscrições - As inscrições da sétima edição do Prêmio Nacional Pierre Verger são gratuitas e o edital estará aberto entre os dias 22 de março e 30 de maio de 2019. As inscrições serão realizadas por meio postal, via SEDEX ou serviço similar de entrega, com Aviso de Recebimento. Os ensaios fotográficos devem ser inéditos, e não podem ter sido premiados no Brasil ou no exterior. Confira mais informações no edital!

Fotos: Ilana Bar (Transparências do Lar)