12/02/2019 16:30

#PrêmioPierreVerger - Categoria nova, “Ancestralidade e Representação” está entre os destaques da 7ª edição

pierre

O que pode haver de ancestral e de representativo num ensaio fotográfico de reconstrução histórica? Esta é a dúvida que os fotógrafos brasileiros e residentes no Brasil terão que responder na Categoria 1 - Ancestralidade e Representação, da 7ª edição do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger.

Na categoria vão concorrer ensaios fotográficos autorais que tragam abordagens de caráter histórico ou etnográfico brasileiro.

As milhares de imagens espalhadas no mundo, registradas em preto e branco, por Pierre Fatumbi Verger (1902-1996), homenageado com esse Prêmio, podem servir de inspiração para o tema Ancestralidade e Representação.

Além de fotógrafo, Pierre era etnólogo e tornou-se um dos principais antropólogos e historiadores da cultura brasileira, sobretudo a popular, e da ancestralidade africana presente no sangue brasileiro.

A diretora-geral da Funceb, Renata Dias, durante o lançamento do edital do Prêmio destacou: “o grande diferencial desta edição é a incorporação da categoria ‘Ancestralidade e Representação’, que representa o grande discurso de Pierre Verger”.

pierre
Foto: Pierre Verger

Premiação - A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb/SecultBa), em parceria com a Fundação Pierre Verger,  vai premiar três fotógrafos, um em cada categoria, com o valor de R$ 30.000,00, através do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger. O Prêmio foi instituído em 2002 e busca dar destaque aos trabalhos fotográficos que tenham se destacado no cenário nacional.

Além dos três premiados nas categorias, serão selecionados ainda 12 ensaios fotográficos, sendo 4 em cada uma das categorias, que juntamente com os premiados, participarão de uma exposição coletiva e do catálogo do Prêmio 2019.

O edital, lançado a cada dois anos pela Funceb, traz mudanças nesta 7ª edição, nas categorias de premiação. Confira aqui o edital completo!

Em 2019, as categorias vão atravessar temas diversos, são eles: ensaio fotográfico de reconstrução histórica, com o tema Ancestralidade e Representação; ensaio de Inovação e Experimentação Fotográfica de tema livre; e ensaio fotográfico Documental, também de tema livre.

Inscrições - As inscrições são gratuitas e acontecerão entre os dias 22 de março e 30 de maio de 2019. As inscrições serão realizadas por meio postal, via SEDEX ou serviço similar de entrega, com Aviso de Recebimento. Os ensaios fotográficos devem ser inéditos, e não podem ter sido premiados no Brasil ou no exterior.