13/02/2019 09:50

Professora de Dança Circular Sagrada na Funceb, Jasimmay Dandara é inspiração para outras mulheres

ja
Foto: Arquivo Pessoal

Jasimmay Dandara chegou à Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb/SecultBa) por meio de convocatória, para ministrar aulas nos Cursos de Férias em 2018. A inovação, a força do sagrado e a procura pelo bem-estar contribuíram para que mais pessoas se interessassem pela modalidade, que era naquele momento a primeira turma na escola.

Isso motivou a professora a tentar seleção para dar aula nos Cursos Livres do mesmo ano. Ela passou pelo experimento de defender a Dança Circular Sagrada para uma bancada de profissionais da Escola de Dança. “Quando saí da seleção eu tinha certeza que sendo aprovada estaria me preparando para abrir todas as portas do mundo”, comentou Jasimmay Dandara.

Neste ano não foi diferente. A professora também foi selecionada para lecionar nos Cursos de Férias 2019, e acaba de ser credenciada para dar aulas nos Cursos Livres durante todo o ano.

Mostra Cursos Livres 2018 no Teatro Castro Alves (Foto: Arquivo Pessoal)

Sagrado - “As aulas serão ainda mais promissoras, oportunizando uma rica experiência para os alunos, jamais vivenciadas nesta modalidade”, antecipa a professora. No ano passado, a convite da vice-presidenta da Associação Protetora dos Desvalidos, Jasimmay Dandara foi homenageada como mulher que inspira outras mulheres.

A Dança Circular Sagrada tem muita simbologia nos passos, o que permite ao aluno também aprender outras culturas. Jasimmay Dandara é uma das pioneiras no aprendizado da modalidade, tendo sua formação iniciada em 2011.

Ela é graduada em Gestão de Marketing e MBA em Ludicidade no Desenvolvimento Criativo de Pessoas. Jasimmay ainda é Terapeuta de Registros Akáshicos, Aromaterapeuta Vibracional, Reiki Master, e idealizadora e coordenadora do Método EVEOT4.

“A Dança Circular Sagrada nos eleva quando os movimentos com o corpo são de elevar os braços para cima, nos liberta quando abrimos nosso corpo para os movimentos coreografados com um ensinamento, sempre respeitando o limite do nosso corpo e do nosso ritmo de alma”, completa Jasimmay Dandara.

Frutos - Já como professora da Escola de Dança, ela passou a ser convidada para eventos específicos de dança na Bahia. No Carnaval 2019, Jasimmay Dandara vai coordenar a Ala de Dança Circular Sagrada no Bloco Afoxé Filhos do Congo, comemorando 40 anos do bloco no Carnaval de Salvador.

Na oportunidade ela vai apresentar uma homenagem à Escola de Dança da Funceb. A Ala vai receber também a Rainha da República Democrática do Congo, Diambi Kabatusuila de Kasai.