20/03/2019 16:50

#CinemaÉnaFunceb – Salas de Cinema da Dimas recebem 3ª Mostra Lugar de Mulher é no Cinema

f
Foto: Divulgação

Entre os dias 25 e 31 de março, o olhar feminino é destaque nos espaços Salas Walter da Silveira, Sala Alexandre Robatto e Sala Multiuso, vinculados a Diretoria de Audiovisual (Dimas) da Fundação Cultural do Estado (Funceb/SecultBa) através da 3ª. Mostra Lugar de Mulher é no Cinema.

O evento conta com apoio da Fundação Cultural do Estado da Bahia através da Dimas. A abertura da Mostra será com a exibição do documentário “Anjos de Ipanema”, na segunda-feira (25), às 19h, na Sala Walter, dirigido por Conceição Senna, homenageada este ano pelo evento.

O longa metragem foi selecionado para o Festival do Ceará de 2018 e aborda o período do movimento hippie dos anos 1971/72, vivido no Pier da Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro. A programação consta ainda de atividades formativas como oficinas, workshops e palestras.

Oficinas - Além das projeções audiovisuais, estão programadas oficinas de Roteiro, Montagem, Fotografia e Workshop de Direção, ministradas pelas profissionais Amanda Aouad, Daiane Rosário, Juh Almeida, Maria Carolina da Silva e Íris de Oliveira, respectivamente.

Para participar, será exigida idade mínima de 15 anos.  As candidatas menores de idade deverão comparecer com autorização dos (as) responsáveis. Caso as vagas não sejam preenchidas, serão abertas para o público masculino. A participação nas oficinas dará direito ao certificado. Clique aqui para saber mais sobre as oficinas e realizar a inscrição!

Já a palestra “Da representação a representatividade: a imagem a ser discutida”, com Marise Urbano, está programada para o dia 30, das 10h às 12h, na Sala Alexandre Robatto, com entrada gratuita.

g
Foto: Divulgação

Desconstrução - A 3ª Mostra se propõe a dar visibilidade à produção fílmica de mulheres ao contemplar a diversidade das temáticas, abordagens e gêneros, sem deixar de lado a qualidade das obras. Através da exibição de curtas e das atividades paralelas e formativas, o evento problematiza dizendo não ao machismo, ao sexismo, ao racismo, à lgbtfobia, a violência contra a mulher e todas formas de opressão que urgem por telas e espaços de desconstrução cultural e social.

Conceição Senna - A homenageada durante essa edição é baiana, atriz, documentarista e escritora. Conceição Senna, de 82 anos, assinou também a direção dos documentários “Memória do Sangue” e “Brilhante”, e escreveu os livros “A menina, a guerra e as almas” e “Ser tão mulher”.

3ª Mostra Lugar de Mulher é no Cinema – exibições, oficinas, workshops e palestras
Quando: 25 a 31 de março de 2019
Onde: Sala Walter da Silveira, Sala Alexandre Robatto, Sala Multiuso, subsolo da Biblioteca dos Barris.
Mais informações/Inscrições: www.mostramulhernocinema.com.br