Notícias

25/03/2019 09:04

#CursosLivres2019 - Conheça mais sobre a Dança Moderna Híbrida e o Ballet Clássico Iniciante

c
Foto: André Costa

As 44 modalidades dos Cursos Livres 2019 continuam com inscrições abertas na Escola de Dança da Funceb. Dentre as opções, estão a Dança Moderna Híbrida com Paco Gomes e Ballet Clássico Iniciante com Andréa Vilaça. O investimento é de R$ 70,00 (mensal) ou R$ 20,00 (aula avulsa).

Os candidatos interessados devem ter mais de 18 anos e podem se inscrever presencialmente na Escola de Dança da Funceb (Rua da Oração, nº 1, Pelourinho), diretamente com o professor do curso de interesse. Confira as outras modalidades dos Cursos Livres 2019!

Hibridização – A Dança Moderna Híbrida proporciona uma aproximação da dança moderna com a tradicional. A modalidade se propõe a pesquisar e experimentar as possibilidades de fusão entre a dança moderna e a contemporânea. E ainda, as danças rituais de matrizes africanas, visando atingir a uma nova forma de expressar coreograficamente esses mitos.

“Estudamos os movimentos básicos da dança dos orixás, buscando uma narrativa lógica através da leitura dos movimentos. Utilizamos a transposição rítmica como elemento básico da fusão, elaborando um vocabulário híbrido baseado nas danças dos orixás Ogum, Oxum, Oxossi, Omolu e Nanã”, explica o professor Paco Gomes.

“Nosso objetivo é o de aplicar os elementos espaço e níveis, ao vocabulário resultante da hibridação”, conclui o professor.

Paco Gomes é bailarino, coreógrafo, músico e professor. Desde a infância, estudou danças folclóricas e religiosas. Formado em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), especializou-se e Dança-Educação na UNEB. Em 2004, se mudou para San Francisco. Na Califórnia teve experiências na San Fracisco State University e na Universidade de Stanford.

Além de lecionar nos Cursos Livres da Funceb, Paco também é leciona na UFBA e na Escola de Música e Dança da Universidade Estadual de São Francisco. Na Escola de Dança da Funceb, as aulas dele acontecem às quartas-feiras, das 18h30 às 20h30, na sala Multiuso da Escola de Dança da Funceb.

g
Foto: Rafel Alexandre

Para iniciantes – O Ballet Clássico é um tipo de dança que permite uma maior amplitude de movimentos, proporcionando bem estar e melhoramento da qualidade vida. O Ballet Clássico para Iniciantes, lecionado pela professora Andrea Vilaça nos Cursos Livres, é voltado para homens e mulheres, de todas as faixas etárias, com ou sem experiência na técnica de ballet.

“Primeiro, começo explicando o procedimento de cada passo, nomenclatura, como vou usar cada postura, pois considero que no ballet, a gente atua do fio do cabelo ao pé. Também se trabalha muito com a respiração, o abrir de nossas costas, alargar os ombros, segurar o abdômen, enfim, destrinchar o quanto estamos nos posicionando em cada exercício”, pontua Andréa.

Aluna da Escola de Dança da Funceb desde os 5 anos de idade, quando ingressou no ano de 1985, a professora Andréa Vilaça já passou por diversas modalidades na instituição. Hoje, com 20 anos de estrada no Ballet, leciona também no Curso Preparatório da Escola de Dança, e no Balé Andrea Vilaça, voltado para crianças e adolescentes.

“Algumas pessoas procuram também o ballet por questões de saúde, para fazer uma atividade física mesmo. Isso é importante, dedicar um tempo maior para cuidar da qualidade de vida”, diz a professora, que continua:

“Considero a Escola muito boa. Se não fosse a Escola não seria o que sou. Através dela, me tornei professora, pois na época do meu ingresso minha mãe não tinha condições financeiras. Então sou encantada com tudo que está aqui”.
As aulas de Andrea Vilaça acontecem às terças-feiras, das 18h30 às 20h30, na sala 3 da Escola de Dança da Funceb.

Serviço:
Dança Moderna Híbrida com Paco Gomes
Quando: às quartas feiras, das 18h30 às 20h30, Sala Multiuso

Ballet Clássico Iniciante com Andréa Vilaça
Quando: às terças feiras, das 18h30 às 20h30, Sala 03

Onde: Escola de Dança da Funceb – Rua da Oração, nº 1, Pelourinho
Investimento: 70,00 (mensal) 20,00 (aula avulsa)
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.