26/03/2019 14:40

Funceb incentiva as artes cênicas do interior do estado através do projeto Se Mostra Interior

Foto: Wanderley Meira

A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb/SecultBa) em parceria com o Teatro Gamboa Nova,  traz pra Salvador o projeto Se Mostra Interior. A ação envolve espetáculos de teatro, dança e circo.

Para selecionar os grupos, a Funceb lançou, na última quarta-feira (27) uma convocatória pública com a curadoria artística do Teatro Gamboa. O Pouso das Artes - residência artística da Funceb, vai hospedar até 14 pessoas durante os dias de apresentação.

O projeto vai trazer obras provenientes de cidades do interior da Bahia, contemplando, prioritariamente, os seis macroterritórios do Estado.

“A expectativa é que o Se Mostra Interior possa criar esse estreitamento entre os artistas do interior e a nossa capital e, especialmente, com o Teatro Gamboa Nova que tem essa política de pauta gratuita e repasse da bilheteria para os artistas”, comenta o Coordenador de Teatro da Funceb, Wanderley Meira.

Ao longo do projeto serão lançados seis espetáculos de artes cênicas envolvendo teatro dança e circo. Além de seis obras de artes visuais selecionadas para compor a capa da programação impressa que o teatro distribui mensalmente como estratégia de divulgação da programação.

ACESSE AQUI A CONVOCATÓRIA

A mostra ficará disponível de julho e dezembro deste ano. Sendo que o último final de semana de cada mês será reservado para apresentação dos espetáculos. Serão, no mínimo, duas apresentações de cada espetáculo (sábado e domingo), de acordo com os horários da programação regular do teatro. Acompanhe o site da Funceb para mais informações: www.fundacaocultural.ba.gov.br.

De acordo com a política de cessão de pautas praticada pelo Gamboa Nova, além de não pagarem pelas pautas, os realizadores dos espetáculos selecionados receberão a renda da bilheteria, descontadas as taxas previstas no contrato de pauta para o caso de vendas de ingressos via cartão de crédito e débito.

Foto: Wanderley Meira

Oficina e bate-papo - O projeto Se Mostra Interior inclui também a Oficina de Montagem Didática de Iluminação. Com carga horária de 16h, a ação será conduzida por um técnico designado pelo Teatro Gamboa Novae oferecida a até dois profissionais de cada um dos espetáculos contemplados, durante os dois dias anteriores à realização das apresentações.

“O foco da atividade é capacitar tecnicamente os profissionais para melhor aproveitamento do aparato técnico disponibilizado, de acordo com o conceito estético dos espetáculos”, lembra Wanderley.

Outra ação é o GamBoa Prosa, que será aberto ao público para um bate papo entre os artistas participantes da mostra e artistas da capital, mediado pelo Coordenador da linguagem (Teatro, Dança ou Circo), sobre a produção artística nas diferentes regiões e com as diferentes realidades do Estado.

Pouso das Artes – Trata-se de um local aberto para atender artistas e grupos culturais da Bahia, do Brasil e até de outros países. O Pouso das Artes integra o Programa de Dinamização e Ocupação Artística de Espaços e Prédios Públicos do Centro Antigo de Salvador da Funceb e Ipac, entidades vinculadas à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. O imóvel localizado no Centro Histórico de Salvador é totalmente mobiliado e dispõe de 14 leitos distribuídos entre dois apartamentos de dois quartos, além de sala, cozinha e banheiros.

Inscrições - Se Mostra Interior
Quando: 27 de março a 11 de maio de 2019
Onde: através do site da Funceb

>> INSCRIÇÕES