Notícias

01/04/2019 15:40

#TeatroÉnaFunceb - Funceb participa da V Mostra de Teatro do Velho Chico e da II Caravana Cultural de Teatro no interior

a
V Mostra de Teatro Velho Chico (Foto: Douglas Barbosa)

A Fundação Cultural do Estado (Funceb/SecultBA) participou de uma verdadeira maratona teatral durante este final de semana, no interior do Estado.  A  V Mostra de Teatro do Velho Chico, em Igaporã, voltada para  grupos de Teatro  do Interior da Bahia e do lançamento do livro Teatro e Poesia, da Rede Cênica e Cultural da Bahia, na II Caravana Itinerante de Teatro na cidade de Iraquara.

Nos municípios de Igaporã e Iraquara, a Coordenação de Teatro da Funceb  apresentou a divulgação da convocatória do Projeto Se Mostra Interior ,  lançado dia 27/03, no Teatro Gamboa em Salvador, para representantes de grupos de teatro.

Se Mostra Interior - A finalidade do Se Mostra Interior apresentada pela técnica da Coordenação de Teatro da Funceb, Gabriela Sanddyego, e pelo Relações Institucionais da Funceb, Kuka Mattos, durante o Festival, em Igaporã, é a de incentivar a difusão das produções artísticas do interior do Estado, democratizar o acesso às produções e dinamizar a programação do Teatro Gamboa Nova, parceiro nessa produção.

Segundo Gabriela, “a maioria dos jovens presentes se empolgaram com o nosso projeto, já outros demonstraram outro tipo de interesse de diálogo para com a Funceb”.

Na cidade de Iraquara, houve também a participação do projeto da Funceb, durante o lançamento do livro  “Teatro e Poesia”, um projeto do Calendário das Artes, produzido pela Rede Cênica e Cultural da Bahia que aconteceu na II Caravana Itinerante de Teatro. O livro conta com vários textos e peças teatrais. A Caravana acontece há nove anos, conta com mais de grupos de Teatro da Chapada Diamantina envolvendo 10 municípios da região, e mais de 20 grupos.

f
Foto: Douglas Barbosa
 
No Se Mostra Interior serão selecionados até 6 propostas de artes cênicas (teatro, circo, dança) de artistas ou grupos do interior do estado da Bahia para compor a programação do Teatro Gamboa Nova, localizado em Salvador. Além de 6 obras de artes visuais que irão compor a capa da programação do Teatro. As apresentações vão acontecer no período de 27 de julho a 15 de dezembro de 2019. As inscrições continuam abertas até o dia 11 de maio.

Mostra de Teatro  - A Rede de Teatro do Velho Chico divulgou em fevereiro os espetáculos selecionados para 5ª Edição da Mostra de Teatro do Velho Chico. Foram selecionados 15 espetáculos para a programação da Mostra em Igaporã no período de 28 a 31 de Março de 2019.

A Mostra de Teatro é uma síntese teatral do Vale do Rio São Francisco, o projeto começou em Ibotirama (2015), Bom Jesus da Lapa (2016), Caetité Território Sertão Produtivo (2017) e Barreiras & São Desiderio Território Bacia do Rio Grande ( 2018).

Depois de dois anos de circulação por importantes territórios que possui uma grande produção teatral, o evento volta para o Velho Chico e chega ao município de Igaporã, única cidade do território onde funciona Escola Municipal de Teatro,  fortalecendo a produção teatral local e territorial.

d
Lançamento do livro Teatro e Poesia (Foto: Emerson Santana)
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.