05/04/2019 08:00

#CursosLivres2019 - Dança Afro-Brasileira e Dança Reis e Rainhas dos Bloco Afro são novas opções

Foto: Ravena Maia

Para quem deseja movimentar o corpo, os Cursos Livres 2019 promovidos pela Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb/SecultBa),  apresenta mais duas modalidades: Dança Afro-Brasileira, com Rose Bárbara e Dança Reis e Rainhas dos Bloco Afro com Gisele Soares.

O investimento é de R$70,00 (mensal) ou R$ 20,00 (aula avulsa) e os alunos interessados devem ter mais de 18 anos e podem se inscrever presencialmente na Escola de Dança da Funceb (Rua da Oração, nº 1, Pelourinho) diretamente com o professor da aula de interesse. Confira a tabela de cursos disponíveis!

Dança Afro-Brasileira – O curso da dançarina Rose Bárbara busca fazer compreender suas funções de socialização, expressão artística identitária em diálogo com a estética corporal do aluno. O que é importante para a formação da autoestima e confiança dos sujeitos participantes do processo estético criativo da dança afro brasileira.

“Em cada encontro, durante duas horas de aula que teremos, será sugerido movimentos diversificados, para que o educando possa descobrir as múltiplas possibilidades corporais, através do reconhecimento prático-científico da dança afro-brasileira”, diz Rose.

Rose Bárbara cursou Especialização em Estudos Africanos e Afro-Brasileiro, possui licenciatura em Dança pela Universidade Federal da Bahia e é Técnica em Danças Recreativas pela Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia. Atualmente ela também coordena o Curso Preparatório da Escola de Dança da Funceb.

f
Foto: André Costa

Blocos afros - Aprender a Dança de Rainha dos Blocos Afros é a outra opção, com a professora Gisele Soares, a Deusa do Ébano de 2017.

Segundo a dançarina e professora, a ideia do curso “é a preparar tecnicamente jovens e adultos para a dança das rainhas de blocos afros a partir de ritmos e elementos inseridos na cultura dessas instituições, baseada na experiência de empoderamento e transformação social de mulheres que se tornam rainhas desses blocos em Salvador".

Para Gisele,  os movimentos são estudados a partir das danças originárias dos terreiros de candomblé e mais estilizadas pelo Bloco Ilê Aiyê, o mais antigo bloco afro do carnaval de Salvador.

“São aulas em que as meninas podem aproveitar para uma maior intensificação na preparação para os concursos de rainhas dos blocos afros que ainda vão acontecer", diz a professora.

Dança Afro Brasileira, com Rose Bárbara
Quando: às quintas-feiras, 18h30 às 20h30, Sala 1

Dança Reis e Rainhas dos Blocos Afro, com Gisele Soares
Quando: aos sábados 10h às 12h, Sala 04