24/04/2019 15:00

#CinemaÉnaFunceb - Sala Walter reúne trio de filmes sobre “fugas inesquecíveis”

"Prenda-me se for capaz" (Foto: Divulgação)

Três mestres do cinema em cartaz na Sala Walter: Alfred Hitchcock, Don Siegel e Steven Spielberg. De 25 a 30 de abril (exceto dias 27 e 28/04), o cinema cult dos Barris, reúne obras menos consagradas  de Hitchcock e Spielberg e um clássico absoluto do “filme de prisão”. Em comum, a descrição de fugas espetaculares, uma espécie de lado B dos tradicionais dramas carcerários.

Tanto em “Cortina Rasgada” quanto em “Prenda-me se for Capaz”, o jogo de gato e rato se desenvolve à luz do dia e em plena cidade.  Já “Alcatraz – Fuga Impossível” é a tradicional aventura de “grande escapada”, que integra qualquer antologia do gênero. As sessões são gratuitas e acontecem sempre às 15h.

Programa Especial  “Fugas Inesquecíveis”
Quando: 25 a 30 de abril (exceto dias 27 e 28/04), às 15h
Onde: Sala Walter da Silveira - subsolo da Biblioteca dos Barris
Apoio: MPLC
Entrada Franca

Dia  25/04

Prenda-me se for capaz (Catch Me If You Can, EUA, 2002) – Exibição em Blu-ray
Direção:  Steven Spielberg
Elenco:  Leonardo DiCaprio, Tom Hanks e Christopher Walken
Duração: 141 minutos.
Classificação:  10 anos

Sinopse – Frank Abagnale Jr. já foi médico, advogado e co-piloto, tudo isso com apenas 18 anos. Mestre na arte do disfarce, ele aproveita suas habilidades para viver a vida como quer e praticar golpes milionários, que fazem com que se torne o ladrão de banco mais bem-sucedido da história dos Estados Unidos antes de completar 20 anos.

Dias 26 e 29/04

Cortina Rasgada (Torn Curtain, EUA, 1966) – Exibição em Blu-Ray

Direção: Alfred Hitchcock
Elenco: Paul Newman e Julie Andrews
Duração: 128 minutos.
Classificação: 12 anos

Sinopse - Durante um congresso em Copenhague, um brilhante físico americano abandona Sarah, sua noiva e colega de trabalho, e deserta para Berlim Oriental em plena Guerra Fria. Desconfiada das suas verdadeiras motivações, Sarah decide segui-lo em segredo.

Dia 30/04

Alcatraz – Fuga Impossível (Escape from Alcatraz, EUA, 1979) – Exibição em DVD
Direção: Don Siegel
Elenco: Clint Eastwood, Robert Blossom e Patrick MacGoohan
Duração: 112 minutos
Classificação: 14 anos

Sinopse - São Francisco, 1960. Frank Morris (Clint Eastwood) é um condenado que tem várias tentativas de fugas em seu histórico. Ele é enviado para Alcatraz, uma prisão de segurança máxima que também é conhecida como “A Rocha” e que fica em uma ilha, sendo que quem tentou escapar de lá ou foi recapturado ou morreu afogado. Gradativamente Frank vê os pontos vulneráveis de Alcatraz e, com a ajuda de alguns outros internos, tenta pacientemente criar uma rota de fuga.