Notícias

25/04/2019 15:40

#PrêmioPierreVerger – Exposição Coletiva acontecerá no Palacete das Artes com obras de 15 selecionados

c
Paisagem Movediça (Bruno Bernardi)

Com inscrições abertas até o dia 30 de maio de 2019, o Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger, instituído pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb/SeculBa), irá premiar fotógrafos de todo o país em três categorias: Ancestralidade e Representação, Fotografia Documental e trabalhos de Inovação e Experimentação.

Além dos primeiros colocados em cada categoria, que receberão o prêmio pecuniário no valor de R$ 30 mil, a premiação vai selecionar também 12 fotógrafos (quatro de cada categoria), que juntamente com os três premiados, participarão do Catálogo do Prêmio e da Exposição Coletiva.

Cada um dos 15 fotógrafos selecionados receberá uma ajuda de custo de R$ 1.500,00, tendo descontos previstos por lei para despesas com itens como transporte, reprodução (digitalização, ampliação, impressão ou outras formas de reprodução), finalização (emolduramento, adesivagem ou outras formas de finalização), aluguel de equipamentos audiovisuais e demais itens necessários à exibição das obras que integrarão a Exposição Coletiva do Prêmio.

A Exposição Coletiva do Prêmio Pierre Verger será produzida pela Funceb com curadoria de profissional com experiência comprovada, e acontecerá na Sala de Arte Contemporânea Mário Cravo Junior, no Palacete das Artes, em Salvador, de 8 de outubro a 24 de novembro de 2019.

ex
Exposição Coletiva do Prêmio em 2017 (Foto: Tomaz Neto)

Última edição – Em sua última edição, em 2016/2017, o Prêmio Nacional de Fotografia recebeu mais do que o dobro de inscrições da edição anterior (2012/2013), quando foram 317 as propostas enviadas. No biênio 2010/2011, 109 propostas foram inscritas.

Além disso, em pouco mais de um mês desde a sua abertura, a Exposição Coletiva do Prêmio Pierre Verger recebeu 4.211 pessoas, em 2017. Dentro deste valor estão 3.085 que assinaram o livro de presença, 841 grupos escolares e/ou diversos, além, que 285 que registraram presença.

Inscrições – As inscrições da sétima edição do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger são gratuitas e o edital está aberto até 30 de maio de 2019. As inscrições serão realizadas inicialmente pela internet, e após, por meio postal, via SEDEX ou serviço similar de entrega, com Aviso de Recebimento. Os ensaios fotográficos devem ser inéditos, e não podem ter sido premiados no Brasil ou no exterior.

 
Serviço:
Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger
Inscrições: até 30 e maio de 2019
Mais informações: através do edital
 
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.