Notícias

10/05/2019 16:11

Mega Hero, Cine Horror e Cinesia Geek exibem retrospectiva sobre o mais famoso monstro do cinema japonês

d
Godzilla 2000 (Foto: Divulgação)

Godzilla, o lendário monstro do cinema japonês, completa 65 anos em 2019. E para lembrar a data, os grupos de cultura pop Mega Hero, Cine Horror e Cinesia Geek se uniram para exibir uma retrospectiva sobre a trajetória da criatura nipônica em clássicos e filmes cults das últimas décadas.

A Mostra Godzilla é atração, de 10 a 15 de maio (exceto dia 12/05), na Sala Walter da Silveira, com sessões gratuitas às 15h e 17h. Além das exibições, que acontecem na sexta, segunda, terça e quarta-feira; no dia 11/05, a partir das 15h, também está programado um debate sobre a trajetória da criatura, sua relevância na cultura pop mundial, curiosidades e sua influencia em outras produções.

Medo Nuclear

Criado por Tomoyuki Tanaka, produtor da Toho Pictures, foi inspirado no filme norte-americano “O monstro do mar” (Beast from 20.000 fathoms, de 1953). A criatura fazia também uma alusão ao medo das armas nucleares. Para o projeto visual e efeitos especiais, foi convocado o brilhante técnico Eiji Tsuburaya, que, anos mais tarde, organizaria o estúdio Tsuburaya Productions. O diretor foi Inoshiro Honda, célebre diretor de filmes-catástrofe, além de assistente e amigo pessoal de Akira Kurosawa. O nome original da película e da criatura, Gojira, é a junção de gorilla e kujira (baleia, em japonês).

Destruindo o Japão, filme após filme, sozinho ou lutando com outras criaturas, Godzilla foi se enraizando na cultura pop mundial. Considerado o primeiro monstro que deu origem ao gênero kaiju ( gênero dedicado aos monstros gigantes), o monstro atômico, alem de dezenas de filmes, teve animações, jogos e adaptações para o mercado americano, tendo duas adaptações feitas por estúdios estadunidenses (1999 e 2014) e uma terceira produção que estreará em 31 de maio.

s
Godzilla VS Mothra (Foto: Divulgação)

Serviço:
Mostra Godzilla
Quando: 10 a 15 de maio (exceto dia 12/05), com sessões às 15h e 17h.
No dia 11/05, debate a partir das 15h
Onde: Sala Walter da Silveira – Rua General Labatut, nº 27 – subsolo da Biblioteca Pública dos Barris. Fone: 3116-8124
Realização: Mega Hero, Cine Horror e Cinesia Geek
Apoio: Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), através da sua Diretoria de Audiovisual (DIMAS)
Entrada gratuita

Confira programação:

10/05 – 15h

Godzilla (Gojira, Japão, 1954)
Direção: Ishirō Honda
Roteiro: Ishirō Honda, Takeo MurataE
Elenco: Akira Takarada, Momoko Kōchi, Akihiko Hirata, Takashi Shimura.
Duração: 98 minutos
Classificação: 14 anos
Sinopse - Devido aos testes nucleares realizados pelos Estados Unidos, um gigantesco réptil de em torno de 50 metros de altura é revivido. Além do tamanho e força, a fera possui um sopro radioativo mortal e destruidor que usa para atacar a cidade de Tóquio, dizimando tudo o que encontra pela frente em uma fúria mortal.

10/05 – 17h

Godzilla contra o Monstro do Mal (Gojira vs. Kingu Gidorâ, Japão, 1991)
Direção: Kazuki Ohmori
Roteiro: Kazuki Ohmori
Elenco: Kosuke Toyohara, Anna Nakagawa, Megumi Odaka.
Duração: 103 minutos
Classificação: 14 anos
Sinopse - Quando um OVNI pousa no Japão e seus tripulantes alegam vir de um futuro onde o país foi destruído por Godzilla, um grupo de pesquisadores junta-se a eles em uma viagem ao passado para evitar o surgimento do monstro. Mas isso acaba por trazer à vida um ser ainda mais terrível, King Ghidorah, e apenas o próprio Godzilla é capaz de enfrentá-lo.

13/05 – 15h

Godzilla VS Mothra (Gojira vs. Mosura, Japão, 1992)
Direção: Takao Okawara
Roteiro: Kazuki Ohmori
Elenco: Tetsuya Bessho, Satomi Kobayashi, Takehiro Murata.
Duração: 102 minutos
Classificação: 14 anos
Sinopse - Godzilla está de volta com sede de destruição. Como de outras vezes, Tóquio é o alvo de sua fúria. Mas, novamente surge um outro monstro com capacidade de desafiar Godzilla, um gigante chamado Mothra e, os dois vão realizar um combate de proporções épicas.

13/05 – 17h

Godzilla vs Destroyer (Gojira vs. Desutoroiâ, Japão, 1995)
Direção: Takao Okawara
Roteiro: Kazuki Ohmori
Elenco: Takurô Tatsumi, Yôko Ishino, Yasufumi Hayashi.
Duração: 103 minutos
Classificação: 14 anos
Sinopse: Godzilla está esquentando e sua energia nuclear está à beira de explodir. Quando as forças da Terra tentam congelar Godzilla, outro monstro acidentalmente emerge: Destoroyah. Podem as forças da Terra parar estas duas bestas antes que haja um colapso monstruoso?

14/05 – 15h

Godzilla (EUA/Japão, 1998)
Direção: Roland Emmerich
Roteiro: Dean Devlin, Roland Emmerich.
Elenco: Matthew Broderick, Jean Reno, Maria Pitillo, Hank Azaria.
Duração: 139 minutos
Classificação: 14 anos
Sinopse - No mar do Japão, barcos pesqueiros começam a ser atacados por uma criatura monstruosa e desconhecida. É o gigantesco lagarto Godzilla, que faz sua morada em Nova Iorque, espalhando medo e destruição. A prefeitura evacua a cidade e convoca a ajuda de cientistas, como Nick Tatopoulos (Matthew Broderick). Ele de um lado e agentes secretos franceses chefiados por Philippe Roche (Jean Reno) fazem a linha de frente no combate a esta fera de temíveis proporções.

14/05 – 17h

Godzilla 2000 (Gojira ni-sen mireniamu, Japão, 1999)
Direção: Takao Okawara
Roteiro: Hiroshi Kashiwabara, Wataru Mimura
Elenco: Takehiro Murata, Hiroshi Abe, Naomi Nishida.
Duração: 99 minutos
Classificação: 14 anos
Sinopse - Um OVNI se transforma em um enorme monstro alienígena com impressionantes poderes destrutivos, trazendo de volta o rei de todos os monstros, mais poderoso e destruidor do que nunca.

15/05 – 15h

Godzilla – Batalha Final (Gojira: Fainaru uôzu, Japão, 2004)
Direção: Ryûhei Kitamura
Roteiro: Isao Kiriyama, Ryûhei Kitamura.
Elenco: Masahiro Matsuoka, Rei Kikukawa, Don Frye.
Duração: 125 minutos
Classificação: 14 anos
Sinopse - O monstro espacial chamado Xilians, desencadeia um ataque à Terra com vários monstro tentando devastar a maioria das principais cidades do mundo , incluindo Tóquio, New York, Sydney , Xangai e Paris . Cabe a Godzilla e com a força Tarefa de Defesa da Terra derrotar os monstros e alienígenas e mundo do seu extermínio.

15/05 – 17h

Godzilla (EUA, Japão, 2014)
Direção: Gareth Edwards
Roteiro: Max Borenstein, Dave Callaham
Elenco: Aaron Taylor-Johnson, Elizabeth Olsen, Bryan Cranston.
Duração: 123 minutos
Classificação: 14 anos
Sinopse - Um especialista em bombas da marinha americana acaba de se reunir com a família em São Francisco, Estados Unidos, quando é forçado a ir para o Japão para ajudar seu pai. Logo, os dois se deparam com um grande acontecimento: Godzilla, o rei dos monstros, surge do mar para combater criaturas inimigas. Em uma luta pela supremacia, os monstros ameaçam a sobrevivência da humanidade. Por onde passam, deixam um rastro de destruição, rumo ao local da batalha final: São Francisco.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.