13/05/2019 10:57

#PrêmioPierreVerger - Premiação Nacional de Fotografia já conta com 83 inscritos

Lebara Feminina Forca (Foto: Vinicius Xavier)

As inscrições para o Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger, instituído pela Fundação Cultural do Estado da Bahia, continuam abertas até o dia 30 de maio. Até agora, 83 candidatos de quase todos os estados do país já estão inscritos. A premiação visa incentivar, valorizar e divulgar os trabalhos fotográficos que tenham se destacado no cenário nacional e que sejam inéditos.

Dentre os 83 inscritos para o concurso, a maioria é do estado da Bahia (30), seguido de São Paulo (20), Minas Gerais (5) e Rio de Janeiro (5). Até então, de Pernambuco foram recebidas 4 inscrições, Distrito Federal 3; e Paraíba, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Santa Catarina e Pará (cada estado com 2 inscritos). As demais inscrições vieram do Espírito Santo, Ceará, Amazonas, Goiás, Rio Grande do Sul e Paraná (cada estado com 1 inscrito).

Vale destacar que a primeira etapa da inscrição é online: o candidato deve realizar cadastro por meio digital, em plataforma que está disponível no site da Funceb até às 23h59 do dia 30 de maio de 2019.

Em seguida, o candidato deverá enviar à Funceb, em meio físico e em envelope lacrado, os ensaios fotográficos a serem inscritos, devidamente identificados com o nome do autor, técnica e título, sendo este último opcional. As fotografias deverão ter no máximo o formato 20x30 centímetros, impressas em material de preferência do candidato.

Categorias - Nesse ano, haverá premiados em três categorias: ensaio fotográfico e de reconstrução histórica, com o tema Ancestralidade e Representação; ensaio fotográfico Documental de tema livre; e ensaio de Inovação e Experimentação fotográfica, tema livre.

O fotógrafo vencedor de cada categoria receberá premiação de R$ 30 mil. Além destes, outros 12 serão selecionados para compor o Catálogo do Prêmio e participar da Exposição Coletiva que acontecerá em Salvador.

Confira aqui o edital completo!

Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger
Inscrições: até 30 e maio de 2019