Notícias

16/05/2019 09:00

#PremioPierreVerger - Ancestralidade e Representação é destaque do Prêmio. Inscrições estão abertas até 30 de maio

d
Foto: Pierre Verger

Até o momento, 101 inscrições de diversos estados do país concorrem ao Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger, instituído pela Fundação Cultural do Estado da Bahia. Com inscrições abertas até dia 30 de maio, o prêmio visa incentivar e valorizar trabalhos fotográficos inéditos do cenário nacional e traz nova categoria para ensaios que refletem sobre reconstrução histórica acerca da ancestralidade e suas representações.
   
Além das categorias “Fotografia Documental” e “Inovação e Experimentação”, a nova categoria “Ancestralidade e Representação” se destaca nesta sétima edição do prêmio. Podem concorrer ensaios fotográficos autorais que tragam abordagens de caráter histórico ou etnográfico brasileiro.

“O grande diferencial desta edição é a incorporação desta categoria que representa o grande discurso de Pierre Verger”, disse Renata Dias, diretora geral da Fundação Cultural do Estado da Bahia.

As imagens em preto e branco do célebre fotógrafo Pierre Verger, homenageado com este prêmio, poderão servir de inspiração para a Categoria 1 - Ancestralidade e Representação. Além de fotógrafo, Pierre Verger foi etnólogo e é considerado um dos principais antropólogos e historiadores da cultura brasileira, sobretudo, da ancestralidade africana presente na constituição do país.

Serão premiados três fotógrafos, um em cada categoria, que irão receber o valor de R$ 30 mil. Além dos três premiados, serão selecionados mais 12 inscritos para compor a Exposição Coletiva e o Catálogo no Prêmio.

Inscrição –
A primeira etapa da inscrição é online através da página de editais do site da Funceb www.fundacaocultural.ba.gov.br. Em seguida, o candidato deve enviar à Funceb, em meio físico e envelope lacrado, os ensaios fotográficos a serem inscritos, devidamente identificados com o nome do autor, técnica e título, sendo este último opcional. As fotografias devem ter no máximo formato 20x30 centímetros, impressas em material de preferência do candidato. 

Serviço:
Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger
Inscrições: até 30 e maio de 2019
Mais informações: www.fundacaocultural.ba.gov.br
Gratuito

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.