Notícias

15/05/2019 10:30

#CinemaÉnaFunceb - Ciclo “O Oeste de John Ford” é atração na Sala Walter da Silveira

x
No tempo das diligências (Foto: Divulgação)

Um dos gêneros mais populares do cinema no século passado, o western remonta as narrativas de fundação de um território, de um povo, sobretudo dos EUA. A despeito de ser a base do filme hollywoodiano, os chamados faroestes fizeram a fama de vários cineastas ao redor do mundo. O mais importante deles, sem dúvida, é o irlandês John Ford. Por isso, a Sala Walter da Silveira retoma as aventuras de descoberta e expansão das fronteiras com um ciclo dedicado a este autêntico Homero cinematográfico.

“O Oeste de John Ford” agrupa, entre 16 e 22 de maio (exceto dia 19/05), três dos principais clássicos do gênero: “No Tempo das Diligências”, adaptação para o cenário norte-americano do conto “Bola de Sebo”, do francês Guy de Maupassant; o shakesperiano “Paixão dos fortes”; além do mítico “O Homem que matou o Facínora”, que por meio da sua poética essencial cunhou a máxima “entre a realidade e a lenda, imprima-se a lenda”.

Serviço:
“O Oeste de John Ford”
Quando: de 16 a 22 de maio (exceto dia 15/05), com sessões gratuitas e sempre às 15h
Onde: Sala Walter da Silveira – Rua General Labatut, nº 27 – subsolo da Biblioteca Pública dos Barris. Fone: 3116-8124
Apoio: MPLC

Confira programação:

16 e 22/05
15h

No Tempo das Diligências (Stagecoach, EUA, 1939) - Exibição digital
Direção: John Ford
Elenco: John Wayne,  Claire Trevor, Thomas Mitchell e John Carradine.
Duração: 100 minutos
Classificação: Livre
Sinopse - Um grupo de nove pessoas são obrigadas a embarcar em uma perigosa jornada em cima de carruagens através do Arizona, em um território indígena. Sendo levados por cavalos durante bastante tempo, cada um tem o seu motivo pessoal para realizar tal viagem. No meio do caminho eles terão que enfrentar Geronimo e seus guerreiros apaches, e contra eles contarão apenas com a ajuda do cowboy Ringo Kid (John Wayne).

17/05
15h

Paixão de Fortes (My Darling Clementine, EUA, 1946) - Exibição digital
Direção: John Ford
Elenco: Henry Fonda, Victor Mature, Linda Darnell e Tim Holt.
Duração: 97 minutos
Classificação: 14 anos
Sinopse - Wyatt Earp (Henry Fonda) é um pacífico e respeitado criador de gado, negócio que comanda junto com os irmãos Morgan (Ward Bond), Virgil (Tim Holt) e James (Don Garner). Quando James é assassinado e sua criação roubada, Earp aceita tornar-se xerife de Tombstone para instaurar a paz na cidade, encontrar os criminosos que procura e vingar a morte do irmão.

18, 20 e 22/05
15h

O Homem que Matou o Facínora (The Man Who Shot Liberty Valance, EUA, 1963) - Exibição digital
Direção: John Ford
Elenco: James Stewart, Lee Marvin, Vera Miles e John Wayne.
Duração: 123 minutos
Classificação: 14 anos
Sinopse -
A cidade de Shinbone, no Velho Oeste, recebe a visita de Ransom Stoddard (James Stewart), senador que vai para o funeral de Tom Doniphon (John Wayne), vaqueiro do qual era muito amigo. Ao ser entrevistado por um repórter, Ransom começa a contar que sua fama começou quando ainda era um advogado recém-formado e teria matado um perigoso bandoleiro chamado Liberty Valance (Lee Marvin). No entanto, os fatos seriam bem diferentes.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.