20/05/2019 12:00

#CinemaÉnaFunceb - Programa duplo "O cinema de Hong Kong" exibe raridades orientais

Foto do filme Confissoes Intimas de uma Cortesa Chinesa
Confissões Íntimas de uma Cortesã Chinesa (Foto: Divulgação)

O cinema produzido em Hong Kong é um dos mais vigorosos e inventivos do mundo. Com filmes de gêneros variados, do drama histórico de ação ao filme policial, não faltam surpresas para o público cinéfilo ocidental. Dois ótimos exemplos dessa cinematografia vibrante chegam a Salvador, através de um programa especial de exibições na Sala Walter da Silveira.

De 23 a 29 de maio (exceto dia 26/05), o transgressivo “Confissões Íntimas de uma Cortesã Chinesa”, de Chor Yuen; faz par com o eletrizante “Fervura Máxima”, do mestre do cinema de ação John Woo; em sessões gratuitas, sempre às 15h, no cinema cult dos Barris.

O primeiro filme acompanha o drama de uma jovem pobre, sequestrada e vendida a um bordel, que, após tornar-se uma exímia espadachim, inicia um elaborado plano de vingança contra todos os que  tiraram vantagem dela. Já em “Fervura Máxima”, um inspetor de polícia  entra em crise quando seu parceiro morre em um tiroteio com um gângster. Ele então se une a um assassino profissional, para vingar o amigo e impedir que a quadrilha continue a dominar a cidade com ações cada vez mais violentas.

Fervura Máxima (Foto: Divulgação)

Programa duplo “O Cinema de Hong Kong”
Quando: 23 a 29 de maio (exceto dia 26/05), sempre às 15h
Onde: Sala Walter da Silveira – Rua General Labatut, nº 27 – subsolo da Biblioteca Pública dos Barris. Fone: 3116-8124

Confira a programação:

23, 25 e 27 de maio

Confissões Íntimas de uma Cortesã Chinesa (Ai Nu, Hong Kong, 1972) – Exibição digital
Direção: Chor Yuen
Elenco:  Lily Ho, Hua Yueh e Chung Shan Wan

Duração: 97 minutos

Classificação: 14 anos
Sinopse - Ai Nu (Lily Ho) é uma jovem pobre sequestrada e vendida ao Bordel das Quatro Estações. Lá a cafetina Chun Yi (Betty Pei Ti) fará de tudo para quebrar seu espírito. Quando Ai Nu percebe que a cafetina está apaixonada por ela, inicia um elaborado plano de vingança contra todos os que  tiraram vantagem dela.

24, 28 e 29 de maio

Fervura Máxima (Hard Boiled, Hong Kong, 1992) – Exibição em DVD

Direção:  John Woo

Elenco:  Chow Yun-Fat, Teresa Mo e Tony Leung.
Duração: 128 minutos

Classificação: 14 anos
Sinopse - O policial durão Tequila (ChowYun-Fat) precisa se aliar a um tira infiltrado (Tony Leung), que se passa por assassino profissional,  para deter uma gangue violenta e imprevisível. Esta trama simples serve de liga para algumas das mais espetaculares sequências de ação já filmadas.