Notícias

28/05/2019 12:00

#CinemaÉnaFunceb - Clássicos franceses restaurados são atração no cinema cult dos Barris

 Desejos Proibidos (Foto: Divulgação)
 Desejos Proibidos (Foto: Divulgação)

De Jean-Luc Godard a Maurice Pialat, passando por Georges Franju e Max Ophuls; a mostra “Clássicos Franceses Restaurados” reúne obras-primas de grandes cineastas francófonos. O evento movimenta a Sala Walter da Silveira, de 30 de maio a 5 de junho (exceto dia 2 de junho), com sessões gratuitas sempre às 15h. Os filmes são provenientes da Cinemateca da Embaixada da França no Rio de Janeiro e fazem parte do programa de restauro e difusão do Instituto Francês e do CNC (Centre National du Cinéma et de l'image animée).

Na seleção, constam títulos consagrados como “O Desprezo”, de Godard, e “Van Gogh”, de Pialat, que trazem estrelas da cinematografia francesa, caso de Brigitte Bardot e Jacques  Dutronc. Mas também há espaço para filmes menos conhecidos no Brasil e que marcaram época na Europa e nos EUA, a exemplo de “Olhos sem Rosto”, representante do cinema fantástico de Georges Franju; além do drama romântico “Desejos Proibidos”, de Max Ophuls.

Olhos Sem Rosto (Foto: Divulgação)
Olhos Sem Rosto (Foto: Divulgação)

Serviço:

Mostra “Clássicos Franceses Restaurados”
Quando: 30 de maio a 5 de junho (exceto dia 2 de junho), sempre às 15h
Onde: Sala Walter da Silveira – Rua General Labatut, nº 27 – subsolo da Biblioteca Pública dos Barris. Fone: 3116-8124
Gratuito

Confira a programação:

30 de maio

Desejos Proibidos (Madame De, FRA, 1953) – Exibição em Blu-Ray

Direção: Max Ophuls

Elenco: Danielle Darrieux, Vittorio De Sica e Charles Boyer. 

Duração: 100 minutos

Classificação: 12 anos

Sinopse - Paris, final do século XIX. Louise (Danielle Darrieux), esposa do general André (Charles Boyer), vende um par de brincos que ganhou de presente do marido para pagar dívidas. A joia volta às mãos de André, que entrega à sua amante, Lola (Lia Di Leo), que partirá em breve. Por fim os brincos encontram o Barão Fabrizio Donati (Vittorio De Sica), um diplomata italiano por quem Louise cai de amores.

31 de maio e 5 de junho

O Desprezo (Le Mépris, FRA, 1963) – Exibição digital

Direção: Jean-Luc Godard

Elenco: Michel Piccoli, Brigitte Bardot e Jack Palance.
Duração: 105 minutos

Classificação: 14 anos


Sinopse - Na Itália uma equipe grava, sob a direção de Fritz Lang, um filme baseado na Odisseia, de Homero. Camille (Brigitte Bardot) é casada com Paul (Michel Piccoli), um escritor que foi contratado pelo produtor americano Jeremy (Jack Palance) para escrever o roteiro por 10 mil dólares. O desprezo de Camille começa quando ela passa a acreditar que o marido tentou vendê-la ao produtor, quando ele insiste para que a bela mulher fique sozinha com Jeremy. Uma série de mal-entendidos faz com que a relação do casal vá se fragmentando.

1 e 3 de junho

Olhos Sem Rosto (Les Yeux Sans Visage, FRA/ITA, 1960) - Exibição digital

Direção: Georges Franju

Elenco: Pierre Brasseur, Alida Valli e Edith Scob. 

Duração: 88 minutos

Classificação: 14 anos


Sinopse - Génessier (Pierre Brasseur), um célebre cirurgião, tem uma filha (Edith Scob) terrivelmente desfigurada por conta de um acidente automobilístico. Com a ajuda da assistente Louise (Alida Valli), ele sequestra jovens moças e transplanta a pele delas para o rosto da filha, tentando reconstruir sua beleza.

4 de junho

Van Gogh  (FRA, 1991) - Exibição digital

Direção: Maurice Pialat
Elenco: Jacques Dutronc, Alexandra London e Bernard Le Coq.
Duração: 148 minutos

Classificação: 14 anos


Sinopse - Durante a primavera do ano de 1890, Vincent Van Gogh muda-se para uma cidadezinha nos arredores de Paris, aos cuidados de seu médico particular. O filme conta os 67 dias que o pintor passou na pousada, antes de disparar um tiro contra si. Lá, ele recebe a visita de seu irmão Théo com a esposa.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.