Notícias

27/05/2019 10:30

#GruposResidentes2019 - Método Griotlab, do professor Paco Gomes, integra a agenda de ensaios da Escola de Dança

d
Paco Gomes (Foto: Divulgação)

Em si, todo movimento conta uma história na dança, assim é possível exercitar, aprimorar e desenvolver um método. Foi assim que um dos primeiros professores da Escola de Dança da Funceb, Ademir Gomes, conhecido por Paco Gomes, desenvolveu seu método junto ao grupo GriotLab, selecionado entre os 12 Grupos Residentes de 2019, uma realização da Funceb, por meio da Escola de Dança, que dispõe de salas de ensaios para grupos e coletivo em dança até o final do ano.  

Criado em 2014, o grupo GriotLab tinha como objetivo fazer pequenas apresentações, além de auxiliar no desenvolvimento da performance dos alunos dos Cursos Livres da Escola de Dança da Funceb. “A idéia original surgiu em 2009, na San Francisco State University (Estados Unidos), como um projeto de dança-ciência-ancestralidade, retornando à Bahia em 2013 refiz os contatos com a Escola através dos Cursos Livres”, conta Paco.

A partir da fusão das palavras, “Griot”, que é o contador de estórias e mantenedor da ancestralidade africana, com abreviatura de laboratório “lab”, surge o nome do grupo. “Nos Estados Unidos tinha a palavra “move”, de movimento, e era traduzido como Laboratório de Griots do Movimento ‘Griotmovelab’, vale ressaltar que a maioria dos Griots cantam ou narram suas estórias”, descreve Paco.

O grupo se mantém aberto para os alunos matriculados na Escola de Dança que estejam interessados em investigações em dança pelo método desenvolvido por Paco. “O griotlab além de Grupo Residente também é um método que objetiva otimizar e aprimorar a performance, não só dos membros do grupo, mas está aberta a todo aluno do Curso Livre da Escola de Dança da Funceb”, expõe o professor.

dVida e Realizações - Paco Gomes é bailarino, coreógrafo, músico e professor. Desde a infância, estudou danças africanas e religiosas. Formado em dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), especializou-se e Dança e Educação na UNEB. Além de experiências na San Francisco State University, Paco também esteve na Universidade de Stanford, onde pode aprimorar seu método.

Atualmente, o grupo é composto por estudantes dos Cursos Livre em Dança Moderna Híbrida. Em seu repertório estão algumas montagens como “Orixá Contemporâneo”, “Texturas de Logum” e “Chumbo Tropical”. Outros destaques do grupo foram as participações no “Encontro dos artistas” (2016/2017); “Encontro das Pedagogingas”; em Itacaré (2018); e a Mostra Cênica de Artes Negras (2019).  Veja um pouco da peça “Texturas de Logum”.

“Fazer parte dos Grupos Residentes 2019, e também do Curso Livre, é uma forma de me manter próximo ao meu próprio legado, sou um dos primeiros professores da Escola de Dança da Funceb, onde permaneci por algumas décadas até migrar para os Estados Unidos”, afirma o professor. 

Conheça um pouco mais das vivências do método GriotLab


Paco Gomes (Foto: André Frutuoso)
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.