Notícias

07/06/2019 12:00

#GruposResidentes2019 - Mulheres gordas buscam diversidade e profissionalização na moda a partir de projeto da Funceb

c

Ocupar espaços e garantir seu lugar de fala tem sido movimento de mulheres. Frente a uma sociedade que dita padrões corporais, mulheres gordas têm buscado representatividade na moda. É o caso do Casting Plus Bahia, que compõe os Grupos Residentes 2019, uma realização da Funceb através da Escola de Dança, que dispõe de espaços para ensaios durante os sábados, até o fim deste ano.  

“O intuito é promover a inclusão de mulheres gordas nestes mercados e fazer com que elas ocupem espaços que ainda se mostram um tanto restritos aos ‘padrões’”, explica Cynthia Paixão, diretora do Casting Plus Bahia, como o grupo nasceu no ano passado. Atualmente o grupo conta com 11 modelos.

“Encaro como um desafio mostrar que há beleza no corpo gordo e que mulheres gordas são capazes de realizar todo e qualquer trabalho, principalmente no mundo da moda”, afirma a diretora. Para Cynthia, o segmento plus size tem crescido no Brasil e na Bahia com excelentes perspectivas de mercado.

Em 2014 Cynthia venceu o concurso da Deusa do Ébano do bloco afro Ilê Aiyê, desde então a idealizadora tem utilizado do prestígio para o resgate da representatividade positiva de mulheres gordas. “Hoje vivo mais um desafio, quando vejo que me tornei uma influenciadora de amor próprio, busco continuar alimentando meu sonho e realizando sonhos de muitas mulheres”, ressalta.

s

Experiência e Profissionalização - O coletivo já participou de desfiles na Feira Inter Brasil, no Shopping da Bahia e foi presença vip na inauguração de uma loja no Salvador Norte Shopping. Editoriais de moda, coleções de roupas de lojas, videoclipes e participação especial em concurso de miss, além de ter feito parte do elenco do Afro Fashion Day, somam algumas das experiências do grupo. 

“É de extrema importância, pois temos a oportunidade para que outras mulheres se qualifiquem e saiam da zona de conforto (muitas estão desempregadas e ociosas)”, diz Cynthia. “Fazendo com que elas planejem seus horários para praticar constantemente as técnicas e aprendam coisas novas, contribui para o resgate da autoestima”, analisa. 

Veja mais do Casting Plus Size Bahia, sua modelos e trabalhos pelo Instagram.

Fotos: Divulgação
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.